MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Seja bem-vinda, primavera! Estação das flores será marcada por chuva no estado do Rio

Período terá influência do La Niña; essa será a 3ª primavera consecutiva sob o efeito do fenômeno

Por Natalia Amorim
22/09/22 - 12:00
Seja bem-vinda, primavera! Estação das flores será marcada por chuva no estado do Rio Estação das flores promete trazer chuva para o estado do Rio | Foto: Dhiógenes Hendrix

Enfim, chegou a hora de dizer adeus ao inverno e dar as boas-vindas à primavera, a estação que encanta muita gente com o colorido das flores.

A partir das 22h04 (horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 22, a nova estação climática começa no país e segue até o dia 21 de dezembro, quando se inicia o verão.

Mas, diferentemente do que muita gente esperava – com tempo menos frio e flores já desabrochadas, a chegada do novo período sazonal, nesta quinta, dia 22, é marcada por chuvas em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Isso já havia sido anunciado pelo Portal Multiplix no início desta semana, quando foram registradas geadas na cidade.

Na ocasião, a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, deu uma prévia de como será essa primavera.

As chuvas deverão se intensificar a partir da segunda quinzena de outubro para novembro, principalmente porque estaremos sobre o efeito do fenômeno La Niña.

Segundo Marlene, a presença de chuvas estará presente em praticamente toda a estação.

O prognóstico climático da primavera, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reafirma que os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) devem provocar mais chuvas na Região Sudeste.

Também informa que, de acordo com as condições oceânicas observadas ao longo deste ano, foram percebidas várias características que indicam as condições do efeito La Niña.

A probabilidade está entre 70 e 80% para que o fenômeno seja de intensidade fraca e permaneça durante os meses de primavera e o início do verão 2022/2023.

Sendo assim, essa será a terceira primavera consecutiva sob esse efeito.

Primavera começa às 22h04 desta quinta-feira, dia 22Primavera começa às 22h04 desta quinta-feira, dia 22 | Foto: Dhiógenes Hendrix

A previsão do Inmet para a Região Sudeste é de chuvas acima da média em grande parte da região já pelos próximos três meses e de temperaturas próximas e ligeiramente abaixo da média.

Consequentemente, com o crescente aumento das chuvas previsto para grande parte do país, inicia-se também o plantio das principais culturas de verão.

Então, prepare o guarda-chuva! Tudo indica que ele será um companheiro inseparável e indispensável para os próximos meses que virão.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.