MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital de Tuberculosos do Sanatório Naval de Nova Friburgo completa 85 anos

Por anos desativada, instalação foi transformada em hotel e área de lazer para os militares

Por Matheus Oliveira
19/02/21 - 16:07
Hospital de Tuberculosos do Sanatório Naval de Nova Friburgo completa 85 anos Hospital de Tuberculosos se transformou em Hotel dos Timoneiros em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Sanatório Naval

O Hospital de Tuberculosos do Sanatório Naval de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, completou 85 anos na última quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

Em 1936, três anos após o lançamento da pedra fundamental, a unidade de saúde foi inaugurada.

Segundo o Sanatório, em razão das condições favoráveis aos cuidados com a saúde, sendo considerada “Cidade Salubre”, a instituição militar, já presente na Região Serrana desde 1910, resolveu instalar aquele equipamento para o tratamento de seus marujos.

Em entrevista ao Portal Multiplix, em 2020, a historiadora Janaína Botelho explicou que até meados do século 20, quando o antibiótico para a cura da tuberculose foi descoberto e passou a ser acessível à população, Nova Friburgo recebia, de forma intermitente, indivíduos que buscavam a recuperação da doença na salubridade do clima da Serra.

Depois de cumprir suas funções por muitos anos, o chamado HT ficou desativado e no último dia 11 de setembro de 2020, com direito à presença do Comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior, o HT virou Hotel Timoneiro, em cujas instalações foram inaugurados o hotel e novas áreas de lazer para praças e seus familiares.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.