MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hora da Conscientização! Nova Friburgo celebra o Dia Mundial de Combate ao Fumo alertando para os perigos do tabaco

Cidade da Região Serrana promoverá evento no próximo domingo das 9h às 12h, na Via Expressa

Por Redação Multiplix
24/08/18 - 16:42
Hora da Conscientização! Nova Friburgo celebra o Dia Mundial de Combate ao Fumo alertando para os perigos do tabaco Campanha nacional tem o objetivo de diminuir o número de fumantes no Brasil. | Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!", a campanha nacional tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). Em Nova Friburgo, diversas ações serão desenvolvidas para conscientizar as pessoas sobre os perigos do tabaco.

No evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontecerá no dia 26 de agosto, na Via Expressa, das 9h às 12 horas, será realizado o teste que mede o grau de dependência à nicotina. A população de fumantes de nosso município poderá participar e buscar apoio contra o vício junto aos profissionais de saúde.

Na cidade serrana, o Programa de Controle do Tabagismo da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vem atendendo uma grande demanda de indivíduos fumantes que estão conscientes dos males do tabagismo e têm o desejo de parar de fumar. O atendimento, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e utilização do tratamento medicamentoso quando necessário, é realizado em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. No momento existem 10 Unidades de Saúde que oferecem o tratamento pelo SUS na cidade.

Paralelamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e Doença Cardíaca" para trabalhar a conscientização neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. A campanha alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, sete milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.