Hamburguerias artesanais chegaram para ficar e caíram no gosto dos friburguenses
No Dia do Hambúrguer, conheça as histórias de três hamburguerias da cidade que vão te deixar com água na boca

Hambúrguer! Tradicionais, com bacon, batata palha, pães coloridos, molhos variados e muito sabor. O Dia do Hambúrguer é comemorado nesta quinta-feira, 28, e desde o século XIX, quando foi inventado, nunca mais deixou de ser consumido. Hoje, são tantas opções que fica difícil não se render às hamburguerias, que vêm se destacando na criatividade gastronômica, a cada dia com novas opções do sanduíche.
No mundo afora, os hambúrgueres são fáceis de encontrar nas redes de fast-foods. No Brasil, a primeira loja desse tipo chegou só nos anos 50. Mas, agora, as hamburguerias estão tomando conta e se popularizando, já que são especializadas na preparação e invenção de diferentes estilos e sabores desse quitute.
Durante a pandemia do novo coronavírus, esse é um setor que vem se beneficiando, de certa forma, já que muitas pessoas estão em casa e o conforto do delivery se tornou uma opção ainda mais comum.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por exemplo, os hambúrgueres estão em alta e podem ser encontrados facilmente com variedades de pães, carnes, molhos, recheios e sabores.
Hambúrgueres do rock
Há pouco tempo na estrada, o casal Flávia e Pedro Bezerra, largaram seus empregos em 2018 para criarem a hamburgueria Pride & Joy, em abril de 2019, aproveitando os dotes aventureiros do Pedro, que sempre ouviu elogios sobre os hambúrgueres que preparava para familiares e amigos.
“O Pedro já se aventurava em produzir hambúrguer e depois de quatro anos ouvindo elogios e que deveria abrir uma hamburgueria, resolvemos investir na ideia. O nome vem de uma música do Stevie Ray Vaughan e também remete ao nosso sentimento ao abrir hamburgueria: orgulho e alegria”, destaca Flávia Bezerra.
Hambúrguer Pride & Joy leva o mesmo nome da hamburgueria friburguense | Foto: Divulgação/Pride & Joy
Com o propósito e a promessa de levar alegria em forma de hambúrguer para os clientes e proporcionar uma experiência incrível aos consumidores, o hambúrguer mais pedido da Pride & Joy leva o mesmo nome do estabelecimento. Segundo os donos, é um blend (mistura) extremamente suculento e saboroso, com catupiry, muçarela maçaricada, cebola roxa, maionese da casa e bacon crocante.
“Todo hambúrguer ou porção leva um nome de música de rock e cada um tem a ver com o hambúrguer ou porção. Por exemplo, nossa porção de queijo empanado se chama No One Like You (Ninguém Como Você, em português), em referência a uma canção dos Scorpions, pois sabemos que ela é única e em nenhum lugar da cidade você vai encontrá-la”, finaliza Flávia.
Hambúrgueres insanos
Criada por dois irmãos, a Nagrelha Hamburgueria surgiu em um momento de dificuldade financeira, que ambos passavam em 2017. Um dos proprietários, o Anderson Cordeiro, conta que ideia veio depois durante um churrasco.
"Nos reunimos para fazer um churrasco e tivemos a ideia de fazer um festival de hambúrguer. Tínhamos o costume de fazer isso, os amigos sempre gostavam muito também, mas dessa vez foi especial: estava acontecendo um encontro de food trucks na cidade, meu irmão então embalou um dos hambúrgueres que fizemos e levou para a namorada, dizendo que era do festival. Quando ela deu a primeira mordida e disse que era sensacional, nós sabíamos que tínhamos uma grande oportunidade nas mãos", conta.
O queridinho do Nagrelha Hamburgueria é o clássico Bacon Burguer | Foto: Divulgação/Nagrelha Hamburgueria
Space, Maserati, Capitão, Insano, Pulled e Quarteirão são alguns dos nomes dos hambúrgueres que fazem sucesso no local e estão entre os mais queridos. E os nomes surgem de duas maneiras.
“Através de uma reação, quando o vemos montado e mandamos algo do tipo: 'Caraca, ficou insano! Ou se a gente quer fazer referência a algum ingrediente especial. Rola uma votação, toda equipe participa”, explica Anderson.
Hambúrgueres mitológicos
Para quem curte toda a temática da mitologia grega, já pensou em comer um hambúrguer Perséfone? Ou quem sabe Eros? Talvez Artêmis e Afrodite? As combinações gregas passaram por muitos testes, deram certo e são o sucesso da MythBurguer - Hambúrgueres Artesanais Mitológicos.
“O nome da hamburgueria e o dos hambúrgueres vem da mitologia grega. Cada hambúrguer, é um deus mitológico. Eros, que é feito com molho barbecue, é o Deus da sedução, quem come, se apaixona. Artêmis, feito com maionese de calabresa, é o Deus da guerra, é perfeito pra liquidar com a fome. E por aí vai, cada um tem uma história”, conta o proprietário Gabriel Borges.
Ele fez faculdade de teatro e diz que adorava as aulas de história. Nesse tempo, Gabriel começou a ver surgir, no Rio de Janeiro, as hamburguerias e pensou em ter a sua própria.
Eros, Deus da sedução - à esquerda da foto - é um dos mais pedidos | Foto: Divulgação/MythBurguer - Hamburgueres Artesanais Mitológicos
“Eu criei uma história para os primeiros e falei para os meus pais: a gente tem que investir em hambúrguer artesanal, é o futuro. Começamos a fazer alguns testes, criar novos molhos, acompanhamentos, e por fim demos uma identidade mitológica”, frisa.
E agora, com tantos hambúrgueres para escolher, qual é a sua opção para experimentar nesse Dia do Hambúrguer? Aproveite a data, escolha o seu e ajude a incentivar as hamburguerias da cidade!