MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Garotinho tenta retomar o comando do estado do Rio! Ex-governador disputa vaga no Palácio Guanabara pela quarta vez

Em sua trajetória política, o candidato do PRP é conhecido como um líder popular e polêmico

Por Matheus Oliveira
24/08/18 - 11:45
Garotinho tenta retomar o comando do estado do Rio! Ex-governador disputa vaga no Palácio Guanabara pela quarta vez Anthony Garotinho já comandou o Rio de Janeiro por quatro anos. | Foto: Divulgação/Redes Sociais

O radialista de Campos que governou o estado do Rio e tenta retornar ao principal posto do território fluminense. Conhecido como um candidato popular e polêmico, Anthony Garotinho (PRP) postula retornar ao Palácio Guanabara como oposição ao grupo político que atualmente está no poder. A vice de sua chapa é a vereadora de Duque de Caxias, Leide (PRB).

Anthony Garotinho iniciou sua trajetória como radialista em Campos, narrando jogos preliminares de futebol, ganhando a alcunha de “Garotinho” devido ao radialista José Carlos Araújo. Teve passagens ainda pela Rádio Tupi.

A carreira política de Garotinho começou nos anos 80 ao se filiar ao PT. Em 1983, migrou para o PDT e atuou na Juventude Socialista. Em seguida foi eleito prefeito de Campos por dois mandatos (1989 a 1992 e 1997-1998). Em 1994 concorreu pela primeira vez ao cargo máximo do Rio e foi derrotado por Marcello Alencar.

No ano de 1998, se candidatou novamente ao Governo estadual e venceu a eleição com apoio de Leonel Brizola. Entre suas principais realizações como Governador, estão acriação da autonomia na gestão das contas do Poder Judiciário, o projeto Delegacia Legale a regulamentação dos serviços de transporte alternativo como vans e Kombi.

O político se transferiu para o PSB em 2000, e pela legenda, concorreu ao cargo de Presidente da República em 2002. Terminou o pleito na terceira posição, com 15 milhões de votos. Em 2003, com a eleição da mulher, Rosinha Garotinho ao comando do estado, Garotinho assumiu a Secretaria de Segurança Pública, além de ter ingressado no PMDB. Em 2006, se tornou secretário de Governo.

Devido a divergências com o ex-governador Sérgio Cabral, deixou o PMDB e se filiou ao PR no ano de 2009. No ano seguinte, se elegeu deputado federal com 694.862 votos. Em 2014, tentou novamente retornar ao Governo do Estado, mas foi derrotado por Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella.

Entre as polêmicas de sua trajetória política, estão prisões ocorridas em 2016, por crimes cometidos enquanto era Secretário de Governo na Prefeitura de Campos, e por duas vezes em 2017, quando estaria, supostamente, obstruindo as investigações da Operação Chequinho e por crimes eleitorais. Sua candidatura em 2018 vem sendo contestada pelo Ministério Público Eleitoral. Anthony Garotinho declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste mês de agosto, que possuiu bens no valor de R$205 mil.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.