MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Exclusivo: Willisau Center, em Nova Friburgo, deve ser transformado em museu da Igreja Católica

Lojistas revelam não ter definição de quando terão de deixar os estabelecimentos para início das obras

Por Matheus Oliveira
12/09/18 - 16:08
Exclusivo: Willisau Center, em Nova Friburgo, deve ser transformado em museu da Igreja Católica Willisau Center deve ser palco de projeto da Igreja Católica para a construção de Museu de Arte Sacra | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma situação de incerteza assola os lojistas que ocupam o espaço do Willisau Center, na Avenida Alberto Braune, no Centro de Nova Friburgo. Isso devido ao projeto de um museu idealizado pela Mitra Diocesana – proprietária do local - para o espaço, o que ocasionaria a retirada dos comerciantes do local.

Segundo um dos locatários ouvidos pela reportagem, o projeto existe, mas a Diocese de Nova Friburgo ainda não definiu quando iniciará as obras e que medidas irá tomar para negociar a saída dos locatários. “O que acontece é que fomos informados desse assunto após alugarmos as lojas e ainda não tivemos uma definição sobre o assunto. Já fomos todos à Diocese e nos reunimos com um representante da instituição há oito meses. Este afirmou que a saída do projeto do papel depende de um cardeal do Rio de Janeiro. Não temos uma definição de quando eles irão pedir o espaço. Já realizamos reformas no local e seria uma dificuldade ter que sair. Isso gera uma grande incerteza”, declarou, informando que também já se reuniram com a administradora e o tema segue sem definição. Outros proprietários relataram que já escutaram a respeito do projeto do museu, mas não receberam nenhuma definição por parte da Diocese.

Willisau Center deve ser palco de projeto da Igreja Católica para a construção de Museu de Arte SacraWillisau Center deve ser palco de projeto da Igreja Católica para a construção de Museu de Arte Sacra | Imagem: Frank Martins

Segundo o jurídico da Diocese de Nova Friburgo, a utilização do espaço se refere a um projeto ainda em fase de evolução que eventualmente irá se materializar a longo prazo. Foi destacado ainda que os prazos de vigência dos contratos serão respeitados e que, no momento oportuno, todos os inquilinos serão previamente notificados formalmente.

Projeto do Museu

De acordo com os historiadores da Fundação Dom João VI, responsáveis pelo projeto do museu, ele será de arte sacra reunindo peças e artigos que contam a história da Diocese de Nova Friburgo como esculturas, imagens, documentos e peças. Os profissionais contaram ainda que boa parte das peças virão do acervo pessoal do Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso e artigos de seus antecessores como Dom Alano Maria Pena e Dom Rafael Llano Cifuentes. O projeto está em sua fase inicial, com os historiadores levantando e catalogando todo o acervo que será destinado ao local.

Segundo o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly, o prédio atual do Willisau foi fundado na metade do século XIX e era a casa do Comendador Francisco Clemente Pinto, primo do Barão de Nova Friburgo, e sócio dele em fazendas de produção cafeeira daquele tempo.

Willisau Center deve ser palco de projeto da Igreja Católica para a construção de Museu de Arte SacraWillisau Center deve ser palco de projeto da Igreja Católica para a construção de Museu de Arte Sacra | Imagem: Frank Martins

O historiador contou ainda que o jardim da casa se estendia até ao local onde hoje fica a rua José Eugenio Muller e que ali funcionava um colégio, com o espaço sendo doado pelo município à Diocese nos anos 30.

“O museu irá contar a história sacra da Diocese de Nova Friburgo passando por documentos, artigos, imagens e vestimentas. A Fundação Dom João VI montou uma equipe para organizar o projeto e em 2019 pretendemos apresenta-lo na Lei Rouanet. Acreditamos que com os recursos obtidos, em 2020 ou 2021, iremos começar a executar a obra do projeto”, revelou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.