Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudos indicam que beber café puro pode ser bom para o coração

Pesquisas indicam que café sem açúcar diminui o risco de insuficiência cardíaca

Por Matheus Oliveira
17/02/21 - 16:27
Estudos indicam que beber café puro pode ser bom para o coração Café puro pode diminuir risco de insuficiência cardíaca entre os cidadãos | Foto: Banco de Imagem

Segundo uma revisão de dados de dieta de três grandes estudos que utilizam ferramentas analíticas da American Heart Association (Associação Americana do Coração), tomar uma ou mais doses de café puro por dia pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca a longo prazo.

A revisão de dados foi publicada na revista “AHA Circulation: Heart Failure” (AHA circulação: insuficiência cardíaca) e aponta que o café deve ser preto e cafeinado.

Quanto ao café descafeinado, a pesquisa indicou que este tipo de café está veiculado com um aumento na tendência de insuficiência cardíaca por parte da população.

O estudo foi iniciado em 1948 com cinco mil pessoas sem nenhuma doença em Framingham, Massachusetts.

Por 72 anos, descendentes dessas pessoas foram acompanhados. Assim, o estudo avaliou três gerações diferentes, totalizando mais de 21 mil americanos adultos.

Em dois desses estudos, o Framingham Heart e o Cardiovascular Health, o risco de gerar insuficiência cardíaca caiu entre 5% e 12%, respectivamente, por cada xícara de café pura ingerida por essas pessoas em comparação com quem não bebia o produto.

Já o terceiro estudo que baseou a pesquisa, o Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades, registrou que quem bebia apenas uma xícara por dia, o risco de insuficiência cardíaca se mantinha o mesmo com o das pessoas que não bebiam.

Mas segundo a pesquisa, os cidadãos que bebiam duas ou mais xícaras viram seu risco de insuficiência cardíaca cair em 30%.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração é incapaz de bombear sangue na corrente sanguínea em quantidade suficiente para dar resposta às necessidades do corpo.

Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, fadiga e pernas inchadas.

A falta de ar geralmente agrava-se com o exercício físico ou em posição deitada, e é capaz de acordar a pessoa durante a noite.

Existe também uma capacidade limitada para a realização de exercício físico.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.