MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio de Janeiro já tem 223 mil motoristas com CNH digital

No país, adesão ao novo formato do documento chega a um milhão de usuários

Por Redação Multiplix
17/01/19 - 10:32
Estado do Rio de Janeiro já tem 223 mil motoristas com CNH digital A CNH digital pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet | Foto: Divulgação/Detran

A adesão à Carteira Nacional de Habilitação Digital tem aumentado. De acordo com o Detran, o número de brasileiros que adotaram o documento eletrônico chegou a 1 milhão desde o lançamento em 1º de julho de 2018, por conta da facilidade do processo de validação remota liberada no final do ano passado.

O Rio de Janeiro é um dos estados com maior número de condutores com a CNH digital – são 223 mil usuários, enquanto em São Paulo, 76 mil, e, em Goiás, 70 mil.

Para adquirir a CNH Digital e poder ter o documento virtual no celular, substituindo a versão de papel, era necessário realizar um procedimento complexo que dependia, entre outras etapas, de ir presencialmente a um posto do Detran para realizar o cadastro. No entanto, desde que a validação passou a ser feita totalmente pelo celular, houve uma alta de 60% nas adesões, que permitiu chegar a um milhão de usuários em três meses.

Um dos pontos positivos para o usuário da versão digital é que a CNH pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet.

Como tirar a CNH Digital

Para fazer o cadastramento da CNH Digital é necessário ter a última versão do documento, introduzido em 2017, que conta com o QR Code. Se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova, no https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Caso a sua CNH de papel contenha o QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para Android ou para IOS. Então, será preciso preencher um cadastro e a validação do e-mail, feito por meio de um link que é enviado na hora do registro. Em seguida, basta escanear o código com a lente do celular se o usuário optar por fazer a validação pelo smartphone ou tablet.

A partir de então, o usuário terá de dar uma “prova de vida”, o que é apenas um movimento físico simples captado pela câmera do smartphone para garantir que a pessoa é quem diz ser e não uma foto. Depois disso, será preciso apenas informar o número de celular e a CNH estará disponível no app.

Como medida de segurança, o usuário é orientado a criar uma senha de quatro dígitos para ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.