MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um grego com coração serrano quer fazer de Nova Friburgo a cidade do basquete nacional

Ex-presidente da CBB iniciou a carreira como atleta aos 18 anos no município

Por Matheus Oliveira
28/12/21 - 10:05
Um grego com coração serrano quer fazer de Nova Friburgo a cidade do basquete nacional Grego iniciou a carreira como jogador em Nova Friburgo e atua para transformar a cidade na capital do basquete | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No último dia 9 de dezembro, a Firjan/Sesi e a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, celebraram uma parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que tem o objetivo de transformar a cidade na capital do basquete no Brasil.

Na cerimônia, a reportagem do Portal Multiplix conversou com uma importante figura do basquete nacional: Gerasime Bozikis, o Grego, 78 anos, ex-presidente da CBB e que tem ligações com Nova Friburgo.

Na entrevista, ele falou da relação com a cidade serrana, a história do basquete friburguense e dos projetos sociais que a parceria entre CBB e o município pretende fomentar nos próximos anos.

Grego chegou ao Brasil aos 15 anos, junto com a família, oriundo de Atenas. Eles se instalaram em Nova Friburgo, onde a paixão pelo basquete aflorou e ele deu os primeiros passos na carreira.

Se intitulando um “grego, brasileiro e friburguense de coração”, o dirigente voltou no tempo e relembrou os bons tempos da bola laranja em Nova Friburgo.

“Eu comecei a jogar em Nova Friburgo aos 18 anos. Na época, existia a Liga Friburguense de Desportos e contávamos com dez times adultos de basquete. Tinha o time da fábrica de Rendas Arp, da SEF, do Clube de Xadrez, da Ypu, entre outros. Olha como era o basquetebol. E era deste campeonato que saiam os grandes jogadores para atuar em equipes do Rio de Janeiro”, contou.

Já como dirigente do esporte, ele lembra que trouxe diversos eventos de basquete para a cidade.

Nova Friburgo sempre gostou de basquete.

Desta forma, de acordo com Grego, fazer de Friburgo a capital do basquete é algo natural.

“A cidade possui uma história com o basquete e tantos friburguenses que podem ajudar neste projeto. Além do clima e das características da cidade, que não nos deram outra alternativa, a não ser escolher Friburgo como a capital nacional do basquete”, afirmou.

Por fim, o dirigente ressaltou que o projeto que envolve CBB, Firjan e Nova Friburgo visa trazer projetos sociais para o local.

“Teremos um Centro de Treinamento e um ginásio maravilhoso (Frederico Sichel-Sesi) para trazermos atletas e competições, mas para também realizamos projetos sociais. Nestes projetos, poderemos oferecer oportunidades aos jovens e ensiná-los a jogar basquete”, contou Grego.

Grego jogou basquete até 1977 e atuou profissionalmente pelas equipes do Botafogo, do Sírio-SP, do América-RJ e do Tijuca.

Após encerrar a carreira, virou dirigente do Botafogo, presidiu a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro e da CBB por três mandatos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.