MENU

Portal Multiplix

Super Bowl 55 mobiliza fãs de futebol americano em Nova Friburgo

Gabriel Zani e Hiago da Silva comentam sobre a decisão entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs neste domingo

Por Matheus Oliveira
05/02/21 - 17:05
 Super Bowl 55 mobiliza fãs de futebol americano em Nova Friburgo Tom Brady e Patrick Mahomes terão a missão de liderar suas equipes no Super Bowl 55 | Foto: Reprodução

Um grande show, mercado publicitário agitado, trailers de grandes filmes no intervalo, números exorbitantes, recordes na compra de iguarias como frango frito e um duelo entre o passado, presente e futuro do futebol americano.

Com tantas atrações, o Super Bowl 55 vem ganhando seguidores no Brasil e mobilizando torcedores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A final da liga norte-americana (NFL) entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs ocorre neste domingo, 7, a partir das 20h30, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida.

O futebol americano se tornou popular no Brasil e o país virou o segundo maior mercado internacional da NFL. Tamanho sucesso inspirou os amigos, fãs do esporte e ex-jogadores do Nova Friburgo Yettis, time da cidade serrana, Hiago da Silva e Gabriel Zani, que ao lado de Bernardo Scofano, criaram o podcast “Por trás da Facemask”, disponível nas plataformas digitais e no YouTube.

“Tivemos a ideia de começar a falar sobre o esporte em 2015, muito por conta de não ter tantos conteúdos sobre o futebol americano em português. Então queríamos fazer algo mais didático e simples para qualquer um que veja ou ouça consiga entender. Ficamos um tempo sem fazer e voltamos em 2020, durante o início da pandemia. Hoje, eu, Bernardo Scofano e Gabriel Zani estamos com o Por trás da Facemask e é sempre bom ver o retorno do público, mesmo que ainda pequeno, com a gente”, declara Hiago.

Para saber mais sobre a grande decisão da NFL e tudo que envolve um dos grandes eventos mundiais, o Super Bowl, a reportagem do Portal Multiplix conversou com estes dois amantes do esporte da bola oval.

O jogo

O duelo entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs confronta dois dos maiores quarterbacks (jogadores que comandam e decidem as jogadas de ataque) da história do esporte.

Um deles é Tom Brady (sim, o marido da Gisele Bündchen) detentor de seis títulos da NFL e que em sua primeira temporada na equipe da Flórida (após 20 anos no New England Patriots) chegou à decisão e pode levar o Tampa Bay a ser o primeiro time a conquistar o Super Bowl em casa.

Do outro lado da final está Patrick Mahomes, líder do atual campeão e grande aposta para ser o sucessor de Tom Brady no esporte. Mahomes quer levar os Chiefs ao bicampeonato consecutivo da competição.

Sobre este confronto, o influenciador digital Gabriel Zani apontou para algo fundamental para o jogo das duas equipes: o ataque.

“Teremos a oportunidade de ver os dois melhores grupos de recebedores da liga em ação. Se Mahomes tem o atual detentor do recorde de jardas recebidas por um tight end (último homem na linha ofensiva) na liga, Travis Kelce e o Wide Receiver (corredores) mais rápido da NFL, Tyreek Hill, o Brady tem um arsenal completo. Além do seu fiel escudeiro Rob Gronkowski - que voltou da aposentadoria para jogar com Brady em Tampa - Mike Evans, Chris Godwin e Antonio Brown vão dar muito trabalho para a defesa do Kansas City Chiefs”, declara Zani.

Tanto ele quanto Hiago, que é jornalista, apontam conexões importantes nas duas equipes: enquanto Tom Brady tem a companhia de seu parceiro de longa data em New England, Rob Gronkowski, Mahomes tem como homens de confiança Travis Kelce e Tyreek Hill.

No entanto, eles indicam que, nesta temporada, as jogadas capitaneadas pelo quarterback de Kansas estão dando mais resultados que a lendária ligação entra Brady e Gronk.

Assim, com ataques tão poderosos e liderados por duas estrelas do esporte, como parar Mahomes ou Brady?

“Pressionar os quarterbacks. Ambos ficam extremamente confortáveis se tiverem o pocket limpo, não se afobam se a jogada não se desenvolve rápido ou se precisam fazer uma segunda ou terceira leitura. Então, o segredo pra tentar parar esses ataques é pressioná-los o jogo inteiro”, indica Hiago.

Vale lembrar que a defesa de Kansas permite menos jardas aos rivais que a de Tampa. Mas o time defensivo de Tampa Bay forçou mais turnovers por parte dos rivais.

O jogo também envolve um confronto entre treinadores criativos Andy Reid, campeão do Super Bowl do ano passado, e de Bruce Arians que fez Tom Brady manter a boa e velha forma e chegou à sua primeira decisão.

“São dois técnicos que adoram o jogo aéreo e têm uma tendência forte a arriscar jogadas mais perigosas. Foi assim que os dois times chegaram até o Super Bowl. A sintonia entre Andy Reid, Mahomes e Eric Bienemy (coordenador ofensivo do Chiefs) já possui alguns anos e a confiança mútua transparece dentro de campo”, detalha Zani.

Apesar do entrosamento, na hora de apontar o vencedor do Super Bowl 55, Zani e Hiago tiveram opiniões diferentes. Enquanto Hiago aposta em um triunfo dos Chiefs, por 31 x 28, Gabriel Zani afirma que não duvidará de Brady e apontou o placar de 24 x 19 para os Buccaneers.

Fora de campo

Além dos astros em campo, a decisão da NFL também é atraente fora de campo. Quem quiser anunciar por 30 segundos no intervalo do Super Bowl terá de investir cerca de US$ 5,6 milhões.

Entre os filmes que devem ter trailers liberados durante o evento estão “Um Príncipe em Nova York 2” e quatro produções da Disney.

Além disso, o jogo costuma bater recordes nos pedidos de fast food e cerveja. E não apenas nos Estados Unidos. No Brasil, o número de fãs aumentou de 15,2 milhões de pessoas, em 2016, para 27 milhões, em 2020.

Outra atração é o show do intervalo que neste ano ficará a cargo do cantor canadense The Weeknd.

O hino nacional americano vai ficar a cargo dos cantores Jazmine Sullivan e Eric Church.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.