MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

CBF anuncia terceira nova divisão do futebol feminino em 2022

Campeonato Brasileiro do próximo ano contará com as séries A-1, A-2 e A-3 e movimentará 64 clubes de todo o país

Por Redação Multiplix
20/05/21 - 13:49
CBF anuncia terceira nova divisão do futebol feminino em 2022 Terceira divisão do Campeonato Brasileiro será disputada a partir do ano que vem | Foto: Reprodução/Thais Magalhães

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta semana a criação de uma nova divisão do futebol feminino, o Campeonato Brasileiro Feminino A-3.

A novidade aumentará o número de equipes participantes nas competições nacionais, passando de 52 para 64, divididos entre as três séries.

A partir de 2022, a modalidade contará com quatro campeonatos adultos (o Brasileiro Feminino A-1, A-2, A-3 e a Supercopa do Brasil), assim como as três competições de base (Brasileiro Feminino Sub-18, o Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14).

"Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado", destaca Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.

A novidade também modificará o formato de disputa da série A-2 que acompanhará a divisão de elite, que conta desde 2018 com um calendário fixo com 16 equipes disputando o título nacional.

Formato

O Campeonato Brasileiro Feminino A-3 contará com um novo critério para a classificação dos clubes. Com um formato democrático, a competição terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Desta forma, serão os 27 campeões estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.

Caso a equipe campeã estadual na temporada de 2021 já esteja classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 ou A-2 de 2022, sua substituição se dará seguindo a ordem de classificação final do estadual que originou a vaga.

No caso de desistência dos clubes classificados pelo Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022, sua substituição se dará seguindo a classificação deste mesmo ranking.

Brasileiro Feminino A-1 e A-2 com calendários fixos

Atualmente com 36 participantes, o Brasileiro Feminino A-2 será remodelado e passará a contar com 16 clubes em 2022. Na próxima temporada estarão classificados os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da A-2 2021 (5° ao 16° colocados).

Com a mudança, os times terão um calendário fixo a partir da próxima temporada, com a alternância apenas das equipes promovidas e rebaixadas entre as divisões nacionais.

Principal competição do calendário de futebol feminino, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 manterá o seu formato competitivo.

A elite do futebol feminino seguirá com 16 integrantes em 2022, contando com os doze melhores colocados em 2021, além dos quatro clubes promovidos da Série A-2 2021. Em sua nona edição, a competição foi a primeira a ver a bola rolar em 2021 e atualmente está na disputa da nona rodada.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.