MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Espaço de artes na Estrada Mury-Lumiar oferece oficina de artesanato milenar

Na aula é possível aprender a criar seus próprios tecidos e peças de tear

Por Sara Schuabb
24/01/19 - 10:05
Espaço de artes na Estrada Mury-Lumiar oferece oficina de artesanato milenar Oficina de tecelagem manual acontece nos dias 28 e 29 na Estrada Friburgo/Lumiar | Foto: Divulgação/SERamistas Lumiar

A tecelagem, presente nos dias atuais, é uma das formas mais antigas de artesanato. Há cerca de 12 mil anos o homem primitivo já utilizava o princípio da arte com galhos e ramos para construir escudos, cestas e os primeiros tecidos rústicos, e, mais tarde, o vestuário. Para quem quiser aprender a técnica na qual os fios se entrelaçam, dando origem a tecidos de cores, texturas e padrões diferenciados, o espaço SERamista, situado na Estrada Friburgo/Lumiar km 4,5, em parceria com o Tramando Arte, vai promover uma oficina de tecelagem manual nos dias 28 e 29 de janeiro.

Formada em Gravuras pela UFRJ, Cristiane Carvalho Lourenço da Silva, do SERamistas, diz que conheceu a prática nos ateliês de Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

“Na verdade, conheci a prática da tecelagem há alguns anos quando morava em Santa Tereza. Comecei a estudar e fiz um curso no Senai CETIQT - Centro de Tecnologia de Indústria Química e Têxtil, há dez anos. Antes era só hobby, então resolvi abrir o espaço SERamista, que pretende ser um local de vivência de vários tipos de artes”, diz.

De acordo com Cristiane, a tecelagem manual vai ser a primeira oficina em parceria com o artesão Geraldo Barreto, do Tramando Arte, que trabalha com o tear manual há mais de 20 anos em Paraty. Também estão previstas oficinas de cerâmica e de gravuras no espaço.

Para quem estiver interessado em aprender, as oficinas acontecerão no espaço SERamistas, situado na Estrada Friburgo/Lumiar, km 4,5, nos dias 28 e 29 de janeiro, das 9h às 12h, com intervalo para almoço das 13h às 16h. Informações sobre o valor do investimento e inscrições no (21) 99607-4013.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.