Votação mobiliza quase 2 milhões de mesários no país; veja números no interior
Eleições 2022 contam com número recorde de voluntários, segundo o TSE

Falta menos de um mês para as eleições e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um recorde de mesários. São cerca de 830 mil mesários voluntários e o número é 93% maior em relação ao pleito de 2018, quando 430 mil pessoas pediram para exercer a função.
De acordo com o TSE, a função do mesário é essencial para o bom andamento da votação no dia das eleições e, neste ano, mais de 1,7 milhão de pessoas vão trabalhar no dia 2 de outubro. A Justiça Eleitoral recebeu um número recorde de voluntários – 830 mil (representando 48% do total escalado).
O Programa Mesário Voluntário, criado em 2004, tem justamente o objetivo de incentivar a participação no processo eleitoral, de forma facultativa e consciente. De acordo com a legislação, eleitores com mais de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, podem atuar como mesários.
Ficam de fora dessa regra candidatos e respectivos parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós), inclusive, cônjuge. Também não podem participar como mesários integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva.
O que o mesário tem direito
Todos os mesários – convocados e voluntários – têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também por dia de treinamento, sem perder o salário.
O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
Entre as maiores cidades na área de cobertura do Portal Multiplix, o número de mesários convocados é o seguinte:
Araruama - 731 mesários
Cabo Frio - 1.601 mesários
Nova Friburgo - 1.730 mesários
Teresópolis - 1.289 mesários
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.