MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Votação mobiliza quase 2 milhões de mesários no país; veja números no interior

Eleições 2022 contam com número recorde de voluntários, segundo o TSE

Por Redação Multiplix
09/09/22 - 15:09
Votação mobiliza quase 2 milhões de mesários no país; veja números no interior Cerca de 830 mil mesários voluntários vão trabalhar nas eleições esse ano | Foto: Roberto Jayme/TSE

Falta menos de um mês para as eleições e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um recorde de mesários. São cerca de 830 mil mesários voluntários e o número é 93% maior em relação ao pleito de 2018, quando 430 mil pessoas pediram para exercer a função.

De acordo com o TSE, a função do mesário é essencial para o bom andamento da votação no dia das eleições e, neste ano, mais de 1,7 milhão de pessoas vão trabalhar no dia 2 de outubro. A Justiça Eleitoral recebeu um número recorde de voluntários – 830 mil (representando 48% do total escalado).

O Programa Mesário Voluntário, criado em 2004, tem justamente o objetivo de incentivar a participação no processo eleitoral, de forma facultativa e consciente. De acordo com a legislação, eleitores com mais de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, podem atuar como mesários.

Ficam de fora dessa regra candidatos e respectivos parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós), inclusive, cônjuge. Também não podem participar como mesários integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva.

O que o mesário tem direito

Todos os mesários – convocados e voluntários – têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também por dia de treinamento, sem perder o salário.

O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Entre as maiores cidades na área de cobertura do Portal Multiplix, o número de mesários convocados é o seguinte:

  • Araruama - 731 mesários

  • Cabo Frio - 1.601 mesários

  • Nova Friburgo - 1.730 mesários

  • Teresópolis - 1.289 mesários

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.