Romário é reeleito senador pelo estado do Rio com 29,19% dos votos
Alessandro Molon ficou em segundo lugar, com 21,20%

O senador Romário, do PL, foi reeleito neste domingo, dia 2, pelo Estado do Rio de Janeiro, com 2.384.331 votos, o que representa 29,19% do total.
Alessandro Molon (PSB) ficou em segundo lugar, com 21,20% dos votos, o que representa 1.731.786 votos.
Romário foi às urnas acompanhado da família | Foto: Divulgação/Redes Sociais
"Obrigado, obrigado e obrigado. Não tenho palavras para descrever a emoção de ser reconduzido ao Senado pelo povo do Rio de Janeiro. Prometo a vocês que trabalharei ainda mais para entregar uma melhor qualidade de vida para a população fluminense e brasileira. Esta eleição foi de muita luta, enfrentei concorrentes covardes e desleais, mas a população não se deixou enganar. E eu agradeço, mais uma vez, a confiança depositada em mim. Obrigado, meu Rio de Janeiro!", disse Romário nas redes sociais após a vitória.
Romário
Romário nasceu em 1966, na comunidade do Jacarezinho, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Ele ganhou fama internacional como jogador de futebol, foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1994, ano em que foi um dos destaques da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial nos Estados Unidos.
Atuou ainda em grandes clubes do Brasil, da Holanda e da Espanha.
O ex-atacante de Vasco, Flamengo, Fluminense, seleção brasileira e times do exterior como Barcelona e Valencia encerrou a carreira de atleta e deu início à carreira política.
Trajetória política
Em 2010, foi eleito como deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, para exercer o mandato de 2011 a 2014.
Neste mesmo ano, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com 4.683.963 votos, correspondendo a 63,43% do número de votos e 38,53% de eleitores.
Nas eleições de 2018, foi candidato a governador do Rio de Janeiro pelo Podemos (PODE).
Na ocasião, ficou na quarta posição, atrás de Wilson Witzel, Eduardo Paes e Tarcísio Mota.
Ele teve 664.511 dos votos válidos, ou seja, 8,70 %.
Em 2022, disputou à reeleição do cargo de senador.
Trabalhos e propostas de Romário
Um dos grandes motes da campanha à reeleição de Romário ao Senado pelo Rio de Janeiro é a luta pelas pessoas com deficiência.
Durante sua carreira política, Romário foi o relator do mais importante marco legal das pessoas com deficiência, que é a Lei Brasileira de Inclusão, garantindo cidadania e direitos iguais para milhões de pessoas.
Além disso, transformou em lei projeto que destina recursos das loterias federais à Apae e Pestalozzi, entidades que cuidam de milhares de pessoas com deficiência em todo o Brasil.
O político promete permanecer engajado pela causa durante os próximos anos como senador.
Durante a campanha, Romário prometeu ainda continuar a luta pela dignidade e garantia de tratamento de pessoas com doenças raras pelo SUS e trabalhar pelo combate ao racismo, corrupção e manutenção dos direitos das mulheres.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.