MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nesta terça: veja as regras e quem participa do último debate para governador do RJ

Encontro será transmitido pela TV Globo e deve contar com os quatro principais candidatos ao governo do estado

Por Rômullo Espíndola
27/09/22 - 11:04
Nesta terça: veja as regras e quem participa do último debate para governador do RJ Da esquerda para a direita, em ordem alfabética: Castro, Freixo, Ganime e Neves | Fotos: Divulgação/TSE

Nesta terça-feira, dia 27, acontece o último debate televisivo entre os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro. O encontro será transmitido pela TV Globo, logo após a novela ‘Pantanal’. Estão confirmados os candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT).

Segundo a emissora, o debate será divido em quatro blocos: o primeiro e o terceiro vão ter temas livres, enquanto o segundo e o quarto serão feitos com temas determinados. Ainda no quarto bloco, cada candidato terá um tempo para suas considerações finais.

De acordo com os organizadores do evento, os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto e 30 segundos para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos e 40 segundos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um concorrente de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.

No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com a mediadora sorteando o tema que deverá ser abordado.

A emissora carioca segue a lei eleitoral, e, por isso, convidou candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não têm impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

A jornalista Ana Paula Araújo será responsável pela mediação do evento, que será transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1.

Além de Castro, Freixo, Ganime e Neves, o Rio tem outros cinco candidatos ao governo, são eles: Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Juliete Pantoja (UP), Luiz Eugênio (PCO) e Wilson Witzel (PMB).

Conheça os candidatos

Cláudio Castro (PL) - nascido na cidade de Santos, em São Paulo, o atual governador do Rio tem 43 anos e assumiu o cargo após o impeachment de Wilson Witzel, de quem era vice. Foi chefe de gabinete de um deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por 12 anos.

Cyro Garcia (PSTU) - nascido na cidade de Manhumirim, em Minas Gerais, tem 67 anos, e é candidato pelo partido no qual é um dos fundadores. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do estado do Rio de Janeiro. É formado em Direito pela UFRJ, com doutorado em História pela UFF.

Eduardo Serra (PCB) - nascido na cidade do Rio de Janeiro, tem 66 anos, e é professor da Escola Politécnica e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. É dirigente nacional do PCB, e tenta pela segunda vez o cargo de governador, tendo sido candidato pela primeira vez em 2010.

Juliete Pantoja (UP) - nascida na cidade de Duque de Caxias, no Rio, tem 32 anos, e atua na organização de atos, ocupações urbanas e reivindicando o direito à moradia. É coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. Atualmente, ela é vice-presidente estadual do União Popular.

Marcelo Freixo (PSB) - nascido na cidade de São Gonçalo, no Rio, tem 55 anos, e atualmente é deputado federal. Presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e a CPI das Milícias. É formado em Economia e em História pela UFF.

Rodrigo Neves (PDT) - nascido na cidade de Niterói, no Rio, tem 45 anos, foi vereador, prefeito, deputado estadual e secretário de Assistência Social. É formado em ciências sociais e atua na vida pública desde o final dos anos 1990. Concorre ao cargo de governador do Rio pela primeira vez.

Paulo Ganime (Novo) - nascido na cidade do Rio de Janeiro, tem 38 anos, e atua na iniciativa privada, além de ser deputado federal. Em 2020, foi líder da bancada do Novo na Câmara dos Deputados. É formado em Engenharia de Produção pelo Cefet-RJ. Concorre ao governo do estado pela primeira vez.

Luiz Eugênio (PCO) - nascido na cidade de Volta Redonda, no Rio, tem 61 anos, e é metalúrgico aposentado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Já concorreu ao cargo de governador do estado em 2018, mas não obteve destaque. Tenta pela segunda vez pelo Partido da Causa Operária.

Wilson Witzel (PMB) - nascido na cidade de Jundiaí, em São Paulo, tem 54 anos, é advogado e ex-governador do Rio. Em agosto de 2020, foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeitas de corrupção. Foi professor de Direito Penal Econômico por 20 anos por várias instituições.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.