MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em disputa apertada à Presidência, Lula e Bolsonaro voltam a se enfrentar no 2º turno

Petista conquistou 48,43% dos votos brasileiros, enquanto atual presidente obteve 43,20%

Por Natalia Amorim
02/10/22 - 21:32 | Atualizada em 03/10/22 - 09:50
Em disputa apertada à Presidência, Lula e Bolsonaro voltam a se enfrentar no 2º turno Lula e Bolsonaro voltam a se enfrentar no segundo turno | Arte: Pedro Stutz sobre fotos do TSE

Um embate histórico. Foram 46 dias de campanha eleitoral na corrida pelo maior cargo político do país, o de presidente da República.

A disputa foi acirrada. O petista Luís Inácio Lula da Silva, do PT, obteve 57.257.473 votos válidos, ou seja, 48,43% dos votos. Já o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, do PL, obteve 51.071.106 votos, o que representa 43,20% dos votos.

Em terceiro lugar ficou Simone Tebet, do MDB, com 4.915.288 votos.

A campanha foi marcada por acusações e agressões verbais de ambas as partes em debates e propagandas políticas.

O período também marca o retorno do ex-presidente ao cenário político brasileiro, depois de recuperar os direitos políticos. Lula foi preso em 2017, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula votou logo cedo em São Bernardo do CampoLula votou logo cedo em São Bernardo do Campo | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é ex-sindicalista, ex-metalúrgico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

De origem humilde, migrou ainda criança de Pernambuco para São Paulo com a família.

Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o PT, em 1980, durante o processo de abertura política.

Lula foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política.

Ele foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo.

Trajetória política

Em 1986, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde.

Em 1989, concorreu pela primeira vez à Presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello.

Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno, sendo empossado em janeiro de 2003.

Na eleição de 2006, foi reeleito ao vencer no segundo turno contra Geraldo Alckmin.

No seu governo, teve como marco a consolidação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.

Em julho de 2017, Lula foi condenado em primeira instância pela Operação Lava Jato, através do então juiz federal Sérgio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Em novembro de 2019, Lula foi solto um dia após o STF decidir que a execução da pena só deveria ocorrer com o trânsito em julgado da sentença.

Em março de 2021, recuperou seus direitos políticos diante da decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular suas condenações na Lava Jato, ao considerar a Justiça Federal do Paraná incompetente para julgá-lo.

Também em março de 2021, o STF considerou que o juiz Sergio Moro agira com parcialidade, anulando todos os seus atos no processo.

Em agosto de 2022, Lula oficializou sua sexta candidatura à presidência da República na eleição desse ano.

Jair Bolsonaro

Bolsonaro votou em Marechal Hermes, no Rio de JaneiroBolsonaro votou em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Polêmico e conservador, Jair Bolsonaro defende algumas bandeiras consideradas prioritárias em sua gestão, como a da segurança pública e a dos interesses militares.

O candidato do Partido Liberal (PL), capitão de reserva Bolsonaro, pretende governar o Brasil por mais um mandato.

O vice-presidente será o general da reserva Walter Braga Neto (PL).

Jair Messias Bolsonaro nasceu na cidade de Glicério, no interior de São Paulo, sendo registrado em Campinas, no dia 21 de março de 1955.

O paulista foi para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e ingressou, na sequência, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1977.

O parlamentar serviu ainda no 9º Grupo de Artilharia de Campanha, na cidade de Nioaque, no Mato Grosso do Sul, entre 1979 e 1981.

Após isso, integrou a Brigada de Infantaria Paraquedista, onde se especializou em paraquedismo.

Em 1983, se formou em Educação Física na Escola de Educação Física do Exército, e se tornou mestre em saltos pela Brigada.

Em 1987, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

Bolsonaro foi casado por três vezes e tem cinco filhos, sendo que os três mais velhos ocupam cargos legislativos (Flávio, Carlos e Eduardo).

Trajetória política

A trajetória política de Jair Bolsonaro começou em 1988 quando foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Em 1990, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Na sequência, vieram outros seis mandatos como parlamentar em Brasília.

Nas eleições de 2014, foi o deputado mais votado no estado do Rio de Janeiro com 464.565 votos.

O postulante ao Palácio do Planalto foi titular da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional, suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além de ter integrado a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Entre suas bandeiras, defende o liberalismo econômico, um maior rigor disciplinar nas instituições de ensino, a redução da maioridade penal, pelo armamento do cidadão e o direito à legítima defesa, pela segurança jurídica na atuação policial e por valores que considera cristãos.

Segundo turno

A próxima votação para as Eleições 2022 será realizada no dia 30 de outubro, também em um domingo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.