MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cresce o número de eleitores brasileiros que vão votar no exterior; veja exemplos de cidadania

Quase 700 mil brasileiros estão aptos a votar fora do país neste ano

Por Natalia Amorim
04/08/22 - 14:26
Cresce o número de eleitores que vão votar no exterior; veja exemplos de cidadania Casal friburguense irá votar, pela primeira vez, para a eleição presidencial brasileira no exterior | Foto: Erlaine Fonseca/Arquivo pessoal

Votar nas próximas eleições é um desejo que milhares de brasileiros têm demonstrado, cada vez mais, no Brasil e no exterior.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as estatísticas do eleitorado brasileiro habilitado a participar das eleições gerais em 2022 mostram que o número de eleitores cresceu 6,21%, passando de 147 milhões da última eleição, para 156.454.011 de votantes este ano.

E não importa onde eles estão, seja no país de origem ou no exterior. Uma pesquisa divulgada também pelo TSE mostra que o número de eleitores aptos a votar fora do Brasil cresceu 39,21%.

Isso representa quase 700 mil brasileiros que podem votar em outro país.

De acordo com dados do cadastro eleitoral, exatamente 697 mil eleitores poderão votar para presidente da República e vice, única modalidade de votação para quem está fora do país.

Em 2018, o país tinha 500 mil eleitores nessa situação. Já nas eleições de 2014, eram 354.184 eleitores aptos. Comparando esta com as eleições atuais, o crescimento é de 96,81%.

Exemplos de cidadania

O friburguense Erlaine Fonseca e a esposa Rosemary Fonseca estão nos Estados Unidos há 31 anos. Eles moram em Coconut Creek, na Flórida, e fazem parte das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pela primeira vez, vão participar das eleições e votar para presidente da República do Brasil. O casal acredita que, desta forma, pode contribuir para o futuro do país:

Mesmo morando fora, continuamos sendo cidadãos brasileiros. Por mais que a eleição presidencial não afete a minha vida nos Estados Unidos, minha família continua morando no Brasil, tem negócios no país. Acho importante continuarmos atentos ao que acontece aí.

Bárbara Curlee é outra brasileira que faz questão de exercer sua cidadania no dia 2 de outubro. Ela é natural de Brasília e mora em Las Vegas, no estado de Nevada. Ela já está nos Estados Unidos há 15 anos e a cada quatro se desloca de cidade para votar.

Para isso, Bárbara precisa ir até Los Angeles, onde fica o Consulado-Geral do Brasil. A viagem de carro tem duração de cinco horas para ir e mais outras cinco para voltar:

Cresci dentro da política, sempre estive ligada a ela, participava ativamente das campanhas. Morando fora, continuo participando, pois amo o Brasil. Sou cidadã brasileira e é meu dever participar das eleições.

A cada quatro anos, a brasileira faz uma viagem para outra cidade e leva 5 horas só de ida para votarA cada quatro anos, a brasileira faz uma viagem para outra cidade e leva 5 horas só de ida para votar | Foto: Bárbara Curlee/Arquivo pessoal

Ela ainda reforça que, atualmente, com a facilidade de acesso Internet, fica mais fácil escolher em quem votar. A brasileira só lamenta o fato de não poder escolher os parlamentares:

Eu acredito que a renovação venha através dos deputados e senadores. É uma pena não poder votar nos postulantes a este cargo, gostaria muito.

Fachada do edifício Flynt, em Los Angeles, o Consulado-Geral do BrasilFachada do edifício Flynt, em Los Angeles, o Consulado-Geral do Brasil | Foto: Divulgação/Fábio Barreto

Brasileiros votantes

Entre o total de pessoas aptas a votar fora do país neste ano, 59% são homens. Quanto à escolaridade, 42% (292,7 mil) têm curso superior completo.

Em relação à idade, 14,41% (100,4 mil) do eleitorado no exterior tem entre 40 a 44 anos. Em seguida, está a faixa etária entre 35 a 39 anos, o que corresponde a 14,01% (97.6 mil).

O prazo para solicitar a votação no exterior terminou em maio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.