MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Segundo turno: Saiba como consultar seu local de votação, situação eleitoral, justificar seu voto e a ordem de votação

A dois dias do pleito, tire suas dúvidas sobre a segunda e última etapa da eleição

Por Matheus Oliveira
26/10/18 - 18:27
Segundo turno: Saiba como consultar seu local de votação, situação eleitoral, justificar seu voto e a ordem de votação Eleitores do estado do Rio de Janeiro irão votar para governador e presidente neste domingo. | Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O eleitor fluminense irá decidir o futuro Governador do Estado e ajudará a decidir o próximo Presidente da República no próximo domingo, dia 28 de outubro. O pleito ocorrerá entre 8h e 17h.

Quem deve votar

Os eleitores de 18 a 70 anos são obrigados a votar. O voto é facultativo para jovens que têm entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70. Possuem prioridade de votação os eleitores com mais de 60 anos, os doentes, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e as mulheres grávidas ou lactantes. Também têm prioridade candidatos, juízes eleitorais, promotores eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

Documentos para Votação

No dia da eleição, é obrigatório levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

Tenha sempre em mãos seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Atenção: não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

Ordem de candidatos na urna

O eleitor irá votar primeiro para governador e, depois, para presidente. No teclado da urna, o eleitor deve levar o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “confirma”.

Quem são os candidatos

Na disputa pelo Palácio Guanabara, os candidatos são Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM).

Já na disputa presidencial, os postulantes são os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Justificativa

  • Quem não votou nem justificou a ausência no prazo de até 60 dias após o pleito deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência e apresentar:

  • Documento oficial com foto;

  • Título de eleitor (se tiver);

  • Requerimento de Justificativa Eleitoral (mais informações e preenchimento on-line disponíveis no portal do TSE);

  • Comprovante de recolhimento de multa (verifique os débitos e emita guia de recolhimento no portal do TSE;

O eleitor que não votar por três pleitos, nem justificar ausência, nem pagar as multas devidas terá o título cancelado. Nesse caso, o eleitor só poderá regularizar a situação eleitoral após as Eleições 2018. Isso porque o Cadastro Eleitoral não pode ser alterado no período de 10 de maio a 4 de novembro de 2018. Quem não votar no primeiro turno, poderá votar no segundo turno. Caso não vote, deverá justificar em ambos os turnos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.