Prouni abre nesta terça-feira mais de 243 mil bolsas para o segundo semestre; saiba como se inscrever
Estudantes devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até a próxima sexta, dia 26
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram nesta terça-feira, 23. Os interessados em ingressar no ensino superior irão concorrer a mais de 243 mil vagas neste segundo semestre de 2024.
Os estudantes devem se inscrever através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) vai até a próxima sexta, dia 26.
Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e resultado acima de zero na redação.
Além disso, o MEC ressaltou que alguns critérios socioeconômicos devem ser cumpridos pelo interessado, incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais.
Para se inscrever, o candidato precisa ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. Caso já esteja cadastrado, basta colocar o CPF e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas.
No ato da inscrição, é preciso informar endereço de email e número de telefone válidos, preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. Também é necessário selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
O processo seletivo para esse segundo semestre terá duas chamadas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso nos dias 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada).
Após a pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, de acordo com os prazos estabelecidos para cada chamada. Ao todo, serão 243.850 bolsas em todo o país.
Aqueles que desejarem participar da lista de espera, deverão manifestar o interesse por meio da página do Prouni, nos dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera vai estar disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta.
Sobre o programa
Criado em 2004, por meio da Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo, integrais e, ainda, parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano. O estudante sem diploma de nível superior é o público-alvo do programa.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!