Professores apontam os possíveis temas da redação do Enem
Prova impressa será realizada neste domingo, 17
            
              Prova tem critérios específicos e pode ser um diferencial para o candidato 
              |
              Foto: Reprodução/Internet 
            
          No próximo domingo, 17, estudantes de todo o país que optaram pela versão impressa vão realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, os participantes farão também a prova de redação.
O exame tem critérios específicos, o que faz com que a redação seja um diferencial, como lembra a professora de redação Sandra Azevedo.
“Ela é decisiva para o processo seletivo à universidade. Além disso, quem tem nota zero na redação do Enem, não pode participar do Sisu, Prouni e nem do Fies”.
O candidato deve fazer um texto dissertativo-argumentativo, sem a necessidade de título e com limite de 30 linhas. Ao final o aluno deve ainda apresentar uma proposta de intervenção social, respeitando os direitos humanos e solucionando problemas relativos ao tema proposto.
Todo ano, o tema da redação é uma das grandes preocupações dos candidatos. A professora Sandra Azevedo destaca oito possíveis assuntos para o Enem 2020:
- 1) Maus-tratos contra animais (animais de rua, silvestres, aquáticos...)
 - 2) Tabagismo no Brasil ( questão da saúde pública no Brasil)
 - 3) Descarte do lixo (lixo eletrônico, reciclagem, poluição , sustentabilidade, consumismo...)
 - 4) Profissões do futuro/mercado de trabalho no século XXI/uberizaçao - (precarização ou liberdade)
 - 5) Esporte x inclusão
 - 6) Relação à criança (literacia familiar, trabalho infantil, abuso sexual, alienação parental, abandono de incapaz)
 - 7) Doação de órgãos
 - 8) Automedicação na sociedade brasileira
 
A docente de redação Kelly Cristine Oliveira também acredita que ter conhecimento sobre atualidades em diversas áreas é importante.
“Em função dos comentários do presidente da república sobre a última edição da prova, imaginamos que os possíveis temas gerem concordância na maioria dos participantes e não polêmica. É importante pensar nos eixos temáticos possíveis e, a partir deles, pormenorizar os temas. São eixos temáticos importantes: educação, saúde, preconceito, desigualdade, política, tecnologia, meio ambiente e cultura.”
A aposta dela para o tema da redação deste ano é a alfabetização, assuntos relacionados à área, já que esse tem sido um dos temas debatidos com mais frequência pelo Ministério da Educação.
“Eu acho o eixo temático educação bastante provável. No contexto atual, ele se relaciona bem com tecnologia, com EaD, com ensino híbrido, além disso, o enfoque que o MEC tem dado à alfabetização também tem uma abordagem científica e técnica. Mobilidade Urbana Sustentável, Segurança Pública e Comércio Virtual também têm um grande apelo“.
Na hora de escrever, o estudante deve ficar atento. De acordo com a professora Sandra Azevedo, diversas razões podem acabar anulando a redação, como:
- Fuga ao tema
 - A não obediência ao texto dissertativo-argumentativo
 - Impropérios ou desenhos na folha de redação
 - Assinatura ou nome na folha de redação
 - Texto ilegível ou folha em branco
 - Texto escrito em língua estrangeira
 
Vale lembrar que os textos motivadores que são apresentados na prova não podem ser copiados.
A professora reforça que o último ano foi muito atípico e que a banca provavelmente vai exigir uma leitura mais cuidadosa.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.






