MENU

Portal Multiplix

Prática de yoga melhora desempenho de alunos em escolas municipais de Nova Friburgo

Projeto Yoga na Escola, em caráter experimental, garantiu melhoria em itens elencados para observação pela Secretaria de Educação

Por Redação Multiplix
17/12/19 - 14:44
Prática de yoga melhora desempenho de alunos em escolas municipais de Friburgo Projeto Yoga na Escola, em Nova Friburgo, produz resultados positivos com alunos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por meio do setor de Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico (Seap) da Secretaria de Educação, realizou, de agosto a novembro, o projeto-piloto Yoga na Escola. O Seap realiza atendimento psicopedagógico a alunos da rede municipal de educação que apresentam dificuldades escolares.

O resultado foi considerado muito positivo pela equipe técnica, pois houve melhoria significativa em todos os itens elencados para observação, com duas aulas semanais, no período de três meses.

Por ser um projeto-piloto, participaram duas escolas da zona rural, com 43 alunos de cinco turmas do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Os itens observados foram: concentração, interesse, relacionamento, memória, organização, seguimento de regras e rendimento escolar. Os critérios utilizados foram: adequado, disfuncional e regular. Houve melhora em todos os itens.

Segundo a coordenadora do Seap, Maristela Torres, a conclusão foi de que a yoga favorece a aprendizagem e pode ser mais um recurso na escola para as dificuldades de aprendizado. A responsável pela execução do projeto foi a psicopedagoga e instrutora de yoga, Leila Mara Pinel, integrante da equipe do Seap.

Alunos de escola municipal de Nova Friburgo praticam yogaAlunos de escola municipal de Nova Friburgo praticam yoga | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Ao saber do resultado do projeto-piloto, o secretário de Educação, professor Igor Pinto, solicitou que fosse dado prosseguimento e ampliado, acrescentando que o prefeito Renato Bravo também havia sido informado sobre o projeto e deu os parabéns à equipe da Secretaria.

Segundo a subsecretária pedagógica, professora Patrícia Azevedo, a ideia é ampliar o projeto para 2020, beneficiando novas escolas e trabalhar preventivamente, atendendo o 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. De acordo com Patrícia, a Secretaria de Educação está fechando uma parceria com um instituto de yoga para que estagiários possam participar do projeto nas escolas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.