MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo é destaque nacional com cursos técnicos de vestuário e mecânica

Estudantes da Firjan Senai foram avaliados nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Profissional

Por Redação Multiplix
03/03/21 - 13:30
Nova Friburgo é destaque nacional com cursos técnicos de vestuário e mecânica Foram 81 estudantes avaliados nos dois cursos técnicos em Nova Friburgo | Foto: Paula Johas e Vinicius Magalhães/Firjan

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é destaque nacional. O curso técnico em Vestuário e técnico em Mecânica estão entre os melhores do Brasil, com notas excelentes nos resultados dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep).

As unidades da Firjan Senai do município ficaram, mais uma vez, entre as melhores do Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, o curso técnico em Vestuário teve o melhor desempenho entre os concorrentes de todo o país, levando o Espaço da Moda à nota máxima.

Já em relação ao curso técnico em Mecânica, a pontuação também teve destaque ficando entre os três principais ensinos do Brasil na modalidade. A nota geral da unidade foi de 9,3.

De acordo com o coordenador de Educação Profissional da Firjan Senai, Gil Mairon da Silva, a avaliação representa o trabalho de excelência desenvolvido pela equipe de educação.

“Este é o mais importante indicador da qualidade da educação profissional no país. Os jovens que fizeram os exames colocaram as nossas escolas mais uma vez na frente e isso mostra que o trabalho vem sendo bem feito ano após ano. Eles são oriundos do ensino médio articulado ao ensino técnico da Firjan Senai Sesi, o que mostra que a educação integral pode fazer diferença na vida de muitos estudantes”, afirmou Gil.

Já a coordenadora de Educação do Espaço da Moda, Milena Cariello, também destacou que a nota máxima obtida pela escola é resultado da qualidade do ensino, somado à experiência profissional dos alunos.

“O conhecimento passado pelos nossos instrutores, mais a vivência de mercado de trabalho que alguns alunos trazem, deixam a troca de experiência muito rica. Essa mistura gera um aprendizado que está registrado aqui, com a nota máxima”, acrescentou.

Em Nova Friburgo foram 81 estudantes avaliados. Em todo o Estado do Rio foram 1.609 alunos de 18 unidades.

“Quem ganha com isso são as empresas que absorvem profissionais competentes, prontos para o mercado de trabalho e os alunos que têm a certeza de que estão adquirindo conhecimento prático valioso na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho”, frisou Milena.

Saep

Os exames do Saep acontecem há 10 anos e servem como critério para qualificar a gestão, infraestrutura e capacidade pedagógica das escolas técnicas.

O Indicador de Desenvolvimento da Avaliação Profissional (IDAP) analisa competências e habilidades dos alunos dos cursos técnicos através de provas objetivas e práticas e a distribuição dos estudantes nas escalas de desempenho.

Nota Firjan Senai

A média da Firjan Senai foi de 7,9 no indicador, ficando acima da média Brasil, 7,8 e atrás apenas de São Paulo com 8,2.

O Estado do Rio também conquistou o melhor resultado das regiões Sul e Sudeste na avaliação prática. O resultado também é o maior dos últimos três anos: 7,3 em 2018 e 7,6 em 2019.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.