MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituto Ideas debate soluções para setores estratégicos de Nova Friburgo

Saiba como foram as lives e confira a data dos próximos encontros

Por Matheus Oliveira
22/10/20 - 16:44
Instituto Ideas debate soluções para setores estratégicos de Nova Friburgo Lives do Ideas debateram temas relevantes como a Educação | Foto: Reprodução/YouTube

Conhecer e debater as necessidades de setores estratégicos de Nova Friburgo com especialistas sobre os assuntos. Com estes objetivos, o Instituto Ideas promove, desde a última semana, uma série de lives. Já ocorreram três debates, sobre Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Educação.

As lives fazem parte da campanha Contrata-se, que tem como objetivo elencar as demandas da população em microrregiões, ruas, praças e bairros.

Serão realizados, ainda, debates com objetivo de incentivar o pensamento crítico sobre os problemas locais, e o final da ação culminará numa agenda a ser oferecida aos nossos representantes públicos, prefeito e vereadores, para que possam nortear e referenciar as ações para próxima década, que se inicia em janeiro de 2021.

As lives contam com a mediação da jornalista Maria Fernanda Macedo que fez um balanço dos primeiros debates realizados.

Mobilidade Urbana

A live sobre mobilidade urbana aconteceu no dia 12 de outubro e contou com a participação do especialista Stenio Franco (UNICAMP), que é consultor do tema em mais de 11 cidades pelo mundo e da arquiteta Flávia Monteiro (UFRJ), também especialista na área e conhecedora das possibilidades de mobilidade em Friburgo, tendo participado da revisão do Plano Diretor do município.

Maria Fernanda destaca que na live sobre mobilidade a junção entre a Flávia (que participou da revisão do Plano Diretor em 2015) e conhece as demandas da cidade, com o Stenio, (que é consultor em diversas cidades do mundo) foi um atrativo à parte.

“O bacana da conversa entre eles é que a Flávia trouxe informação específica da cidade, além da área dela. Além disso, a experiência que eles puderam trocar e os fizeram chegar à conclusão de ações da área de mobilidade em que elas podem ser feitas com poucos recursos. Apenas com planejamento e vontade. Eles ainda falaram de direito e do fato da mobilidade ser um tema recente”, declara.

“Acredito que não devemos pensar o tema sem planejar o desenvolvimento urbano do município. Por exemplo, para trabalhar o crescimento de uma localidade como Conquista, onde fica a Ceasa, precisamos pensar em estruturar o local. Um desses pontos seria pensar em rotas alternativas para o escoamento dos produtos”, destacou Flávia em entrevista ao Portal Multiplix.

Meio Ambiente

A live sobre Meio Ambiente ocorreu na última segunda-feira, 19, e contou com Silvana Gontijo, escritora, idealizadora e atual presidente da OSCIP cuja missão é desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira. É mais conhecida pelo seu trabalho como escritora e jornalista, mas, é também uma ativa produtora cultural.

Além dela, o debate teve a participação do geógrafo Ricardo Voivodic, mestre em Geografia e Gestão do Território pela UFRJ, Analista Ambiental do INEA e atual gestor da APA Estadual de Macaé de Cima.

Maria Fernanda ressalta que a live sobre Meio Ambiente seguiu o formato de ter um especialista local, com experiência na cidade, além da participação de uma educadora que possui um projeto de revitalização da cidade do Rio de Janeiro.

“Na live, o Ricardo destacou que a sustentabilidade pode ser tangenciada pelo afeto, ou seja, a gente ficar atento ao território em que vivemos para saber o que podemos exigir e cobrar do poder público. Devemos ter ciência de como a cidade pode crescer. E sentimos falta de falar de muitas coisas, pois, Nova Friburgo tem muitas vocações”, revela Maria Fernanda.

Educação

A terceira live promovida pelo Ideas foi realizada na última terça-feira, 20, e teve como tema a educação.

O evento contou com a participação de Ricardo Lengruber, presidente do Conselho Municipal de Educação, e Júlio Alexandre, mestre em educação brasileira na área de trabalho e educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ricardo Lengruber comentou o objetivo da live sobre uma das mais importantes áreas da sociedade.

“Na live, participei como presidente do Conselho Municipal, e dialogamos com o Júlio Alexandre, que tem experiência em Sobral, no Ceará. Este é um município com recursos públicos precários, mas um trabalho bem sucedido na rede municipal de ensino. Vamos conhecer esse trabalho e criar um documento com ideias e apresentar para o prefeito eleito com base na documentação já aprovada e em vigor pelo Conselho Municipal de Educação”, declara Ricardo.

Próxima Live

A quarta live do Instituto Ideas será no dia 26 de outubro, a partir das 19h, no YouTube. O tema será Cultura e o debate vai ter a participação de Jorge Ayer, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Friburgo e Alemberg Quindins, professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.