MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até segunda-feira

Provas para o ensino fundamental e médio vão ser aplicadas em abril

Por Redação Multiplix
22/01/21 - 12:24
Última chance: inscrições para o Encceja são prorrogadas Programa é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada | Foto: Divulgação/Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Agora, os interessados podem realizar a inscrição pelo sistema do Encceja até as 23h59 da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro.

Segundo informações do MEC, a participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação do Encceja 2020, que será realizado no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.

Os participantes inscritos que não justificaram a ausência no Encceja 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 27 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Educação, nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante o pagamento da taxa. A GRU poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos.

Acesso

Após finalizar a inscrição, o candidato deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico. O login e a senha únicos são necessários para acompanhar a situação da inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas.

Segundo o MEC, esse procedimento faz parte da unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. Com isso, é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.

Encceja

Realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.