Ideas Academy e LIpE, da UFRJ, oferecem 100 vagas para curso gratuito de programação em Python
As aulas ocorrerão de forma remota, uma vez por semana, no período noturno.
O Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Social de Nova Friburgo (Ideas NF), na Região Serrana do Rio, por meio do programa Ideas Academy, está com inscrições abertas para uma nova turma do curso 'Introdução à Programação em Python', oferecido pelo Laboratório de Informática para Educação (LIpE), um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Daniel Lima, monitor do curso, destaca a importância da colaboração entre o laboratório e o Ideas, que teve início no ano passado:
Nós do LIpE ficamos muito felizes com a oportunidade dessa parceria. Consideramos que está sendo muito benéfica. Foi a primeira vez que conseguimos trabalhar com uma 'parceria intermunicipal' de longa distância, nos fazendo conhecer outras pessoas e diferentes realidades. Ficamos muito felizes em saber que o Ideas também oferece um espaço de aula para os alunos, com computadores disponíveis para uso. Isso foi de grande ajuda para os propósitos do LIpE, visto que a maioria dos alunos dos nossos cursos não possuem computador em casa. Então, ter um espaço onde o aluno possa se aproximar de maneira física da tecnologia e se apropriar dela foi fundamental.
Python é uma linguagem de programação amplamente utilizada, tanto em contextos acadêmicos quanto profissionais. É especialmente valorizada nas áreas de aprendizado de máquina, redes neurais, entre outras aplicações.
As aulas estarão disponíveis na plataforma 'Ambiente Virtual Acadêmico (AVA)' da UFRJ. O curso é dividido em seis módulos e inclui videoaulas, roteiros explicativos, listas de exercícios, entre outros recursos
Os estudantes que necessitarem podem realizar as atividades no laboratório do Ideas, situado no bairro Ponte da Saudade, durante o período da tarde. Para utilizar o espaço, é necessário fazer um agendamento prévio através do WhatsApp pelo número (22) 92018-9822.
Ideas Academy possui um laboratório no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Os encontros semanais serão realizados às quartas-feiras, das 19h às 20h30, iniciando em 15 de maio e continuando até a segunda semana de julho.
Esse curso tem como principal público-alvo os alunos que estão cursando (ou já cursaram) o ensino médio na rede pública de educação. O monitor do curso explica quantas vagas estão disponíveis para essa turma e como vai funcionar a escolha dos estudantes:
A princípio, esperamos atender entre 100 a 110 alunos. Como as vagas são limitadas, caso a lotação máxima seja atingida, a ideia seria que déssemos preferência ao público feminino e aos inscritos que ainda não tenham cursado o ensino superior. Trabalhando com esse público-alvo, almejamos aproximar os alunos à área de 'exatas' e talvez os incentivar a seguir carreira na área de tecnologia.
As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira, 14, e podem ser feitas através deste link. Após se inscrever, os candidatos devem aguardar a confirmação da vaga.
Dentro de alguns dias, caso a sua inscrição seja aprovada, mais informações serão enviadas para o seu email,
explica Daniel.
Laboratório de Informática para Educação (LIpE)
O LIpE é um projeto de extensão da UFRJ criado em 1994. Ele tem como principal objetivo a democratização do acesso e uso da tecnologia por parte da população.
Uma das iniciativas para concretizar esse objetivo foi a criação do curso de programação: um espaço onde tanto os monitores quantos os alunos pudessem conversar e aprender, de maneira conjunta, sobre programação, entendendo a lógica por trás da tecnologia que os rodeia.
O curso vem sendo oferecido desde 2018 e já adotou diferentes versões, tendo sido realizado na modalidade presencial, remota e EAD.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!