MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Faetec reúne 25 anos de história e lança Museu Virtual sobre educação profissional

Objetivo é mostrar a evolução do ensino profissional na Fundação de Apoio à Escola Técnica nas últimas décadas

Por Redação Multiplix
18/05/22 - 11:41
Faetec reúne 25 anos de história e lança Museu Virtual sobre educação profissional Museu Virtual mostra as mudanças que refletiram na educação profissional, como ferramentas, maquinários, entre outros objetos | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro (Luciano Belford)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugurou o Museu Virtual da Faetec nesta semana. O lançamento faz parte das comemorações da 20ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema é “O Poder dos Museus”.

O objetivo da exposição é mostrar a importância da educação profissional e tecnológica, como ela faz parte do patrimônio histórico e a contribuição dela para a preparação da juventude do estado do Rio de Janeiro para a vida e o trabalho.

O acervo virtual foi preparado pelo Centro de Memória da Faetec e contou com a colaboração do professor Emmanuel Fraga, responsável pela parte de informática. Segundo o governo estadual, o Centro compilou 25 anos de história para que todos pudessem ter acesso gratuito.

Por meio de imagens de documentos e objetos, o Museu Virtual mostra as mudanças que refletiram diretamente na educação profissional, como ferramentas, maquinários, utensílios, mobiliário, laboratórios e demais objetos da cultura material escolar.

O acervo conta com itens de todas as escolas da rede incorporadas na sua fundação. Esse conjunto de unidades educacionais, em diversas áreas, congrega o maior acervo escolar histórico específico da formação técnico-profissional do estado, de acordo com a Faetec.

Para Isabella Gaze, coordenadora-geral do Centro de Memória da Faetec, mais do que uma exposição, essa mostra vai dar oportunidade de as pessoas reviverem o passado da formação dos trabalhadores, bem como comparar como era a formação profissional com o que é praticado hoje num mundo automatizado.

“A ideia é aprender com o passado de forma humanística. Isso é valorização. Aprender com o passado para que não se cometa os mesmos erros no futuro”, disse Isabelle Gaze, professora de história da rede há 24 anos.

De acordo com o governo estadual, a ideia é que, depois desse lançamento, a plataforma possa abrigar novas exposições, de forma específica como na formação de professores, com representação e a materialidade.

Para acessar o Museu Virtual, basta clicar aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.