MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Enem registra 51,5% de abstenção de candidatos no fim de semana

Primeiro dia de provas deixou marca histórica nas aplicações do exame

Por Redação Multiplix
18/01/21 - 12:07
Enem registra 51,5% de abstenção de candidatos no fim de semana Números foram apresentados durante coletiva após o primeiro dia de provas | Foto: Divulgação/Inep

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no domingo, 17, teve 51,5% dos candidatos inscritos sem comparecer a prova, gerando uma abstenção recorde no país. A marca histórica foi anunciada pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ainda de acordo com o instituto, ao todo, 2.680.697 participantes realizaram a primeira prova do Enem 2020, representando 48,5% dos 5.523.029 inscritos na prova impressa, considerando todos os locais onde houve prova neste primeiro dia de aplicação.

Foram 1.689 municípios brasileiros que participaram do exame, com total de 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Não houve aplicação no estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Com isso, 164.380 inscritos não fizeram provas, na soma desses locais.

No estado do Rio de Janeiro, foram 52 municípios onde o exame foi aplicado, com 808 locais de prova e 13.607 salas. Porém, dos 380.690 inscritos no estado, 183.664 estiverem presentes e 197.026 faltaram, representando 51,8% dos candidatos que não compareceram no primeiro dia de prova no território fluminense.

A primeira prova compreendia itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Apesar do número recorde de abstenções e o aumento expressivo de casos da Covid-19 no país, o Ministério da Educação viu a realização do exame como algo vitorioso.

“Pude ver, em meio a essa pandemia que vivemos, as coisas caminharem muito bem durante a aplicação. Gostaria de qualificar o Enem, no meio da crise sanitária, como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressaltou as iniciativas para garantir a implementação e a fiscalização das medidas de biossegurança durante a realização das provas.

“Tivemos uma aplicação tranquila do ponto de vista da segurança sanitária. Houve avaliações e verificações pelos órgãos competentes. Não tivemos nenhum local de prova interditado por questões de saúde. Diante disso, reafirmamos, aqui, o nosso compromisso com a realização de uma prova segura no que diz respeito às questões sanitárias”, disse o presidente.

O segundo dia de prova acontece neste domingo, 24, na versão impressa. Já o exame digital, para 96 mil inscritos, será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Reaplicação

Os candidatos que não puderam comparecer por causa da Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas no primeiro dia de provas vão poder solicitar a reaplicação do exame, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A solicitação deve ser feita apresentando laudo médico e documentos comprobatórios, que devem ser encaminhados entre os dias 25 e 29 de janeiro. É necessário entrar em contato com o Inep.

Candidatos que apresentaram os sintomas antes do primeiro dia de provas, já solicitaram a reaplicação. De acordo com o Inep, foram recebidos 10.171 pedidos e, destes, 8.180 foram aceitos.

Eliminados

Além disso, o primeiro dia de prova eliminou 2.967 participantes que descumpriram as regras gerais do edital. São consideradas infrações: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras determinações.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.