Enem 2021: Saiba quais são as regras e o que fazer em caso de sintomas de Covid-19
Provas acontecem nos domingos, dias 21 e 28 de novembro, e candidatos devem seguir orientações básicas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, e os candidatos devem ficar atentos a algumas regras básicas:
É necessário apresentar um documento oficial de identidade, sem ele o aluno não poderá realizar a prova. São aceitos RG, carteira de trabalho, carteira de reservista ou certificado de dispensa, que tenha foto, CNH, passaporte e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei que tenham validade como documento de identidade.
Caso o aluno tenha sido roubado ou o documento extraviado, o estudante deve apresentar o boletim de ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes da prova.
Para ajudar a encontrar o local da prova, deve ser usado o cartão de inscrição do Enem. Outras informações também estarão lá, como a opção da língua estrangeira escolhida, os dias e horários de realização das provas e a necessidade ou não do atendimento especial.
No dia da prova, a apresentação do cartão não é obrigatória, mas é recomendável para facilitar encontrar o local da prova e tirar qualquer outra dúvida em relação ao horário e duração do exame.
Também é necessário estar atento com a cor da caneta que o aluno vai realizar o exame. Ela deve ser preta, única cor permitida para assinalar o cartão-resposta e escrever a redação. O material de fabricação também deve ser transparente. Segundo o Inep, o uso de uma caneta de outra cor pode inviabilizar a leitura óptica das respostas e impossibilitar a correção das provas.
O que não é permitido
Durante a realização do exame não é permitido o uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações.
Dispositivos eletrônicos, como: calculadoras, agendas eletrônicas, smartphones, tablets, ipods, gravadores, relógio, chaves com alarme fone de ouvido ou qualquer outro componente não são permitidos na sala, os mesmos serão lacrados e devem ficar embaixo da carteira do aluno.
Além disso, não é permitido utilizar dentro da sala de prova: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Primeira prova contará com 90 questões objetivas, além da redação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Covid-19 e outras doenças
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante que apresentar sintoma de Covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame não deve comparecer ao local de prova e poderá solicitar reaplicação.
O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.
A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais 28 e 29 do Enem, impresso e digital, como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O instituto analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes e os que forem aprovados poderão participar da reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
Prevenção à Covid-19
O Inep seguirá os protocolos de biossegurança durante a aplicação do exame. Será obrigatório o uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar.
É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos.
Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira algumas dicas de assuntos que podem cair nas provas objetivas.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.