Atenção estudantes: resultado do Enem é antecipado e Inep divulga o desempenho dos candidatos
Quem fez a prova só para treinar terá o resultado em abril

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir o desempenho nas provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a publicação dos resultados para esta quinta-feira, 9 de fevereiro, na 'Página do participante'.
O Enem 2022 foi aplicado nos dias 13 e 20 de novembro para mais de 2,3 milhões de pessoas e a divulgação seria na próxima segunda-feira, dia 13.
Para visualizar as notas é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma 'gov.br'.
É possível recuperar a senha, se o participante tiver esquecido: basta acessar a página clicando aqui, digitar o CPF e clicar em 'Avançar'.
Em seguida, é necessário clicar em 'Esqueci minha senha', selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
Avaliação
Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.
Redação
As redações do Enem são avaliadas de acordo com as competências apresentadas. A nota pode chegar a mil pontos, mas há fatores que levam à nota zero.
Entre eles, estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
O espelho das redações será disponibilizado em abril, junto com o resultado dos 'treineiros' – estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para autoavaliação.
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
Por mais de 20 anos, se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos.
Também servem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.