Só até segunda: IBGE lança novo concurso com 15.075 vagas para recenseador
Trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 28, um edital para o novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São 15.075 vagas para trabalhadores temporários que atuarão no Censo 2022.
Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta de dados do Censo.
Inscrições
As inscrições para o certame são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, em um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no edital.
Para acessar a versão completa do edital nº 14/2022, basta clicar aqui.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
Ainda segundo o IBGE, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Requisitos para o candidato
- Ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e ter pleno gozo dos direitos políticos
- Ter aptidão física e mental para o cargo
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
As pessoas com deficiência deverão marcar essa opção no formulário (disponível no Anexo III do edital na íntegra) e apresentar laudo médico expedido há, no máximo, 12 meses.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.