MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon: reclamações aumentam 400% durante pandemia do coronavírus

Principais problemas relatados pelos consumidores dizem respeito a preços abusivos e questões relacionadas com viagens

Por Redação Multiplix
03/04/20 - 09:00
Procon: reclamações aumentam 400% durante pandemia do coronavírus Procon está atendendo as demandas dos consumidores em canais online | Foto: Divulgação/Procon-RJ

Desde que surgiram as notícias que o coronavírus atingiu o país, no fim de fevereiro, o Procon, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, recebeu um aumento expressivo, de cerca de 400%, no número de demandas se comparadas ao mesmo período de 2019.

A pandemia de covid-19 tem direta relação com o aumento, uma vez que as denúncias sobre preços abusivos e questões relacionadas a viagens encabeçam a lista das solicitações.

Um dos indicativos de que o aumento de 118% no atendimento tem a ver com este momento, são as mais de mil solicitações de cancelamento ou suspensão de serviços como passagens aéreas, hospedagem, cruzeiros e pacotes turísticos. A Europa continua sendo o destino com mais cancelamentos, seguida pelos Estados Unidos, que também vêm aparecendo com frequência nas solicitações.

As denúncias sobre aumentos abusivos de preços dispararam nos últimos dias, chegando a mais de 400, sendo o álcool gel o produto que mais gerou denúncias (304). Mas não é só o álcool que aparece nos relatos dos denunciantes: máscaras, luvas, medicamentos, vacinas e itens da cesta básica também são alvos do olhar atento dos consumidores, que denunciam.

Com a formalização das denúncias, a equipe de fiscalização inicia a apuração para constatar a abusividade e poder autuar os estabelecimentos. Somente no período entre 6 e 26 de março, cerca de 532 denúncias foram recebidas, sendo 407 relacionadas com o covid-19.

As ações de fiscalização aconteceram em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, de Niterói, de São Gonçalo, da Costa Verde, da Região Norte, da Região Serrana e também interior do estado, totalizando 192 estabelecimentos averiguados.

Já outra demanda crescente é a de reclamações sobre os contratos com instituições de ensino e com prestadores de serviços de festas e eventos.

Reclamações por meio da internet

De acordo com o Procon-RJ, a equipe do órgão continua seguindo as recomendações do governo do estado, utilizando a tecnologia para manter suas atividades de forma virtual e equipes de fiscalização equipadas e treinadas para averiguar aos locais denunciados.

Com o site e o aplicativo Procon-RJ recebendo as demandas, os analistas continuam tratando as reclamações e dando continuidade aos trabalhos de negociação de conflitos e fiscalização.

Os consumidores que desejarem fazer denúncias ou reclamações podem fazer isso sem sair de casa. Basta baixar gratuitamente o aplicativo Procon-RJ, onde é possível inclusive enviar fotos ou através do site http://www.procononline.rj.gov.br.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.