MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon de Cabo Frio realiza ações educativas para o Dia do Cliente, celebrado nesta quinta

Em Friburgo, unidade de defesa do consumidor alerta para os cuidados com as vendas online

Por Natalia Amorim
15/09/22 - 15:02
Procon de Cabo Frio realiza ações educativas para o Dia do Cliente, celebrado nesta quinta Agentes do Procon de Cabo Frio foram às ruas realizar ações educativas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Nesta quinta-feira, dia 15, é celebrado o Dia do Cliente. Muitos estabelecimentos aproveitam a data como oportunidades para vender produtos de estoques parados a preços mais competitivos.

Mas o Procon-RJ alerta: antes de sair correndo em busca de grandes promoções, o consumidor deve ficar atento a seus direitos, que, muitas vezes, são desrespeitados na hora da venda.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, uma ação especial foi preparada para marcar a data. Agentes do Procon percorrem, desde a manhã desta quinta, dia 15, as áreas comerciais da cidade para orientar a população quanto aos seus direitos e verificar eventuais irregularidades de lojistas que possam lesar o consumidor.

A secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, destacou a importância da ação, que inicialmente tem um caráter educativo, mas que pode desencadear sanções aos estabelecimentos que desrespeitarem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Vamos ter uma equipe nas ruas orientando a população, verificando as vitrines e as promoções, com o objetivo de proteger o consumidor.

Procon de Nova Friburgo alerta a população para os casos de golpeProcon de Nova Friburgo alerta a população para os casos de golpe | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Já em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, apesar de não ter sido promovida nenhuma ação específica em alusão à data, o Procon segue alertando a população para as armadilhas que podem haver na hora da compra.

Segundo o órgão, as reclamações recorrentes, que chegam à unidade em maior número, estão relacionadas às compras online, mais, inclusive, do que as de loja física.

O coordenador da unidade, Alexandro Gabetta, diz que a grande maioria das queixas está relacionada a golpes financeiros via internet, principalmente os falsos empréstimos.

Em seguida, aparecem os problemas com telefonia móvel e também os serviços bancários e cartões de crédito.

Alex ainda faz um alerta sobre a importância de o consumidor estar atento a todos os detalhes na hora da compra, já que é muito comum clientes realizarem compras por impulso.

Leia o contrato, veja se está de acordo com o que deseja. Se for comprar em loja física, manuseie o produto, olhe e veja se está da forma que quer. E quando a compra é feita pela Internet, o consumidor ainda tem sete dias para devolver o produto por qualquer motivo, justamente por não ter esse contato físico com o produto.

Ele ainda acrescenta:

Não se deixe levar por conversas, falsos vendedores, falsas propostas. Tome muito cuidado com as ligações telefônicas. Hoje em dia, as pessoas são muito enganadas por telefone. Se você não solicitou nada, desligue imediatamente.

Outras dicas do Procon

  • Nota fiscal: a emissão da nota fiscal é um direito do consumidor. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Caso apresente algum defeito, é a única maneira de provar que o item foi adquirido naquela loja.

  • Propaganda enganosa: uma das práticas mais comuns nas relações de compra e venda, a propaganda enganosa desobedece ao artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que visa coibir a prática. Exija que o produto comprado seja exatamente igual ao anunciado.

  • Limite mínimo no cartão: no artigo 39, do inciso I, fica disposto que o comerciante não pode impor limites quantitativos. Portanto, é proibida a cobrança dos valores mínimos para compras no cartão de crédito ou débito.

  • Compra de alimentos: é um direito do consumidor que os estabelecimentos forneçam produtos dentro da validade e em boas condições para consumo. É vedada a comercialização de mercadorias com a data de validade vencida, com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.

  • Direito de arrependimento em compras online: o consumidor tem o direito de desistir das compras fora do estabelecimento comercial (como na internet ou por catálogo) em até sete dias.

Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego, com o objetivo de promover as vendas no comércio durante esse mês.

Por definição, o cliente é o consumidor que mantém uma relação de confiança e fidelidade com determinada empresa.

Procon nas cidades:

Cabo Frio

  • Rua Nicola Aslan, nº 235, no bairro Braga. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nova Friburgo

  • Avenida Alberto Braune, nº 224, no Centro (na antiga Rodoviária Leopoldina). Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.