MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon cria WhatsApp exclusivo para receber denúncias em meio à pandemia

Objetivo da medida é facilitar o recebimento das queixas que cresceram mais de 150%

Por Redação Multiplix
09/04/20 - 14:51
Procon cria WhatsApp exclusivo para receber denúncias em meio à pandemia Consumidor vai poder realizar denúncia através do WhatsApp do Procon | Foto: Banco de Imagem

O Procon-RJ disponibilizou, desde a última terça-feira feira, dia 7 de abril, um número de celular destinado a receber denúncias pelo aplicativo de mensagens WhatsApp em meio à pandemia do novo coronavírus.

O novo canal de defesa ao consumidor será administrado pela Ouvidoria do Procon-RJ e tem o objetivo de agilizar e facilitar o recebimento das denúncias que cresceram mais de 150% por conta da pandemia.

Esse é o terceiro canal de atendimento online criado pela autarquia, que já recebe reclamações e denúncias pelo site http://www.procononline.rj.gov.br, desde 2014, e pelo aplicativo para smartphones Procon-RJ há um ano.

Segundo o Procon, nos últimos 30 dias, a autarquia já recebeu mais de 600 denúncias e 99% delas são sobre aumento abusivo de preços e vendas irregulares, sendo o álcool gel o produto que mais gerou queixas.

Além disso, máscaras, luvas, medicamentos e itens de alimentos da cesta básica também são alvo do olhar atento dos consumidores que se manifestam.

De acordo com o órgão, a fiscalização está somando esforços para apurar as denúncias recebidas que relatam abusividade nos preços cobrados pelos estabelecimentos comerciais, além de vendas irregulares de produtos de proteção.

O consumidor que desejar fazer sua denúncia pelo WhatsApp deve informar o estabelecimento, endereço, produto e o relato da irregularidade. O número destinado a receber exclusivamente denúncias dos consumidores dentro do estado do Rio de Janeiro pela plataforma é o (21) 97273-1337. O órgão lembra que não serão recebidas ligações pelo número informado.

Reclamações e denúncias

O Procon-RJ afirma que é importante lembrar que o registro da reclamação é diferente de denúncia. Denúncias devem relatar fatos que violem as normas dos consumidores suscetíveis de punição, que atingem não somente um consumidor como toda a coletividade, que resultam na ação da fiscalização ou diretamente na abertura de um processo administrativo.

Já as reclamações dizem respeito a alguma relação de consumo irregular que atingiu particularmente aquele consumidor que efetuou o registro da reclamação e seguirá um procedimento administrativo no órgão estadual. No momento, para fazer reclamações os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon-RJ e o site http://www.procononline.rj.gov.br.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.