MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo recebe oficina de robótica no próximo final de semana

Evento acontecerá em um shopping da cidade e apresentará projetos como impressa 3D e braço robótico

Por Redação Multiplix
26/09/18 - 16:02
Nova Friburgo recebe oficina de robótica no próximo final de semana Impressora 3D será uma das novidades apresentadas na oficina de robótica de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o intuito de apresentar projetos tecnológicos desenvolvidos na região e ajudar a fomentar o setor, é que o Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) irá realizar entre os dias 28 e 30 de setembro, em um shopping de Nova Friburgo, oficinas de robótica. O evento é aberto ao público e não precisa de inscrições prévias.

Na ocasião, instrutores da escola vão apresentar o kit de robótica, a impressora 3D e o braço robótico, que são usados nos cursos locais do Senai e Sesi, como na Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep) que traz o novo Curso de Mecatrônica para a cidade em 2019.

O braço robótico simulará um processo produtivo e fará desenhos ilustrativos, além de manipuladores pneumáticos que se integram em uma linha de produção.

Profissionais da área vão detalhar ainda sobre o contexto profissional do técnico em mecatrônica e os setores onde podem trabalhar como montadoras de automóveis, setor eletroeletrônico, laboratório de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em empresas de manufatura.

“O ensino articulado possibilita ao aluno pôr em prática o que aprende em sala de aula na teoria de matérias como química e física. Assim o estudante tem melhor aproveitamento sobre o assunto e se forma com muito mais noção de aplicabilidade do conteúdo aprendido”, explica Simone Mertz Ghizi, coordenadora de Educação Básica da Firjan SESI Friburgo.

“A Indústria 4.0 caminha a passos largos no mundo e os robôs já podem ser encontrados no parque industrial de Nova Friburgo. Nosso objetivo é preparar nossos jovens para se engajar nessa realidade”, completou Gil Mairon da Silva, coordenador de Educação Profissional da Instituição.

 As oficinas acontecem no dia 28, das 14h às 20h; 29, das 10h às 22h; e no dia 30, das 14h às 20h

Mecatrônica

A mecatrônica funciona como futuro das engenharias, e além de estudar campos básicos do setor, incluem ainda matérias que contemplam conhecimentos em circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial. O Ministério da Educação define o curso de graduação como Engenharia de Controle e Automação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.