MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 15 mil lâmpadas convencionais são substituídas por luminárias de LED em Teresópolis

Município quer modernizar todo o parque de iluminação pública até 2023; investimento já ultrapassa R$ 6 milhões

Por Natalia Amorim
17/05/22 - 10:40
Mais de 15 mil lâmpadas convencionais são substituídas por luminárias de LED em Teresópolis Estrada da Posse é uma das localidades que receberam iluminação de LED | Foto: Divulgação/PMT

Uma luz mais intensa do que as convencionais e com enormes vantagens: mais tempo de vida útil, mais ecológica e econômica. Essa é a diferença entre as lâmpadas convencionais e as de LED. Pensando nestes benefícios, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, deu início à troca de lâmpadas da cidade.

Já foram investidos, até o momento, R$ 6.413.369,00 na compra de 17.300 luminárias de LED. Elas foram instaladas em todos os bairros:

  • Área urbana, com exceção de pontos ainda em transição.

  • Segundo distrito: Três Córregos, Pessegueiros, Holiday, Santa Rita, Cruzeiro, Providência, Cuiabá, Brejal, Campo Limpo, Ponte Nova, Serra do Capim, Água Quente.

  • Terceiro distrito: Albuquerque, Canoas, Vargem grande, Boa Fé, Venda Nova, Imbiu, Mottas, Independente de Motas, Sebastiana, Vale Apino, Santa Rosa, Bonsucesso e Vieira.

TerêLED

A substituição é feita por profissionais da própria prefeitura, através do programa “TerêLED – Iluminação Pública pra Valer”, que visa modernizar o parque de iluminação pública municipal até 2023.

Para que isto aconteça, será necessária a realização de novas licitações. O parque de iluminação em 2018 tinha 16.065 pontos de lâmpadas; em 2020, 18.215 pontos; e, atualmente, 22 mil.

O prefeito Vinicius Claussen falou sobre a importância do investimento na cidade:

Um dos grandes desafios de Teresópolis é modernizar a iluminação pública. Quando assumimos a gestão, em 2018, 40% dos 17 mil pontos de luz do parque de iluminação estavam queimados. Ou seja: em torno de 6.800 lâmpadas estavam apagadas. As lâmpadas a vapor de sódio ou de mercúrio são uma tecnologia obsoleta, poluente e de pouca durabilidade, o que torna a manutenção insustentável pelas constantes trocas de peças. Por isso, investimos na modernização do parque de iluminação pública.

Vinicius ressaltou ainda que o LED é uma tecnologia moderna, eficiente e suas luminárias têm cinco anos de garantia e geram 50% de economia no consumo de luz.

Isso vai reduzir e muito os custos de manutenção. Uma cidade bem iluminada está diretamente ligada à segurança de seus habitantes.

Em relação aos valores exatos de economia que é gerada com a substituição das lâmpadas convencionais por LED, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que só terá o número exato quando tiver o resultado do levantamento realizado pela Enel, concessionária de energia.

O procedimento, segundo a assessoria, é feito da seguinte forma: equipes vão para as ruas onde foram substituídas as lâmpadas pelo LED e fazem o cálculo de economia.

O trabalho começou a ser executado nessa segunda-feira, dia 16, e a empresa tem 60 dias para enviar os dados da energia economizada para o Executivo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.