MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

INSS suspende a exigência da prova de vida até 30 de setembro. Saiba quem deve se recadastrar

Regra não vale para todos os beneficiários. Medida é para evitar aglomerações nas agências

Por Redação Multiplix
07/08/20 - 17:42
INSS suspende exigência da prova de vida até 30 de setembro. Saiba quem deve se recadastrar Comprovação deve ser realizada no banco ou em uma agência do INSS | Foto: Banco de Imagens

A exigência do recadastramento anual para aposentados e pensionistas, a chamada prova de vida, está suspensa até o próximo dia 30 de setembro. A medida foi tomada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar aglomerações nas agências.

Porém, a regra não vale para todos. O recadastramento continua valendo para aposentados e pensionistas que estavam com o benefício suspenso antes do dia 30 de março.

A comprovação precisa ser realizada no banco ou então em uma agência do INSS. O segurado deve levar um documento de identificação com foto. Se o cadastramento não for realizado, o benefício poderá ser cancelado.

Segundo o INSS, a prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários que recebem o dinheiro, por meio da conta corrente ou poupança e cartão magnético.

Se o segurado não puder comparecer às agências por causa de doença ou dificuldades de locomoção, a orientação é realizar a prova de vida por meio de um procurador que deve estar cadastrado no INSS.

No dia 27 de junho, foi publicada uma portaria autorizando os bancos a realizarem a comprovação com um procurador ou representante legal, sem precisar do cadastramento prévio no INSS. Entretanto, essa exceção vale apenas para os segurados com 60 anos ou mais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.