MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Documento do carro está disponível em formato digital; veja como usar

Com as novas funcionalidades, CRLV, além de estar disponível no celular, pode ser impresso em casa, e qualquer pessoa pode verificar se é autêntico

Por Redação Multiplix
18/02/20 - 10:01
Documento do carro está disponível em formato digital; veja como usar Documento, conhecido como verdinho, não será mais emitido em papel especial verde | Foto: Divulgação/Detran-RR

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) sempre foi emitido em papel. Mas agora o documento se tornou completamente digital. A facilidade é possível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o sistema está disponível para celulares com o sistema Android e iOS. As novas regras atendem à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019 sobre a emissão do CRLV em meio eletrônico, substituindo-o em meio físico.

Não é mais preciso ir até o Detran para emiti-lo e o documento pode estar sempre no celular, valendo mesmo na falta de internet.

Muita gente ainda prefere portar o documento em papel devido a sensação de autenticidade, mas o órgão garante que o certificado pelo celular também é autêntico.

Como ter a garantia de que o documento é verídico?

De acordo com o Serpro, o CRLV Digital conta com a tecnologia Vio, desenvolvida por eles mesmos, para garantir sua autenticidade. “A segurança dos dados é garantida pelo alto poder de compactação, não só de textos, mas também de imagens, que são criptografados em QR Code”, diz trecho do informe.

O Vio permite que a autoridade com poder de autuação, possa verificar o documento que o motorista está mostrando, mesmo em locais onde não há rede de internet.

O documento, conhecido como verdinho, não será mais emitido em papel especial verde, de acordo com o diretor do Serpro, André de Cesero.

“O novo documento impresso em papel comum, na residência do cidadão ou por meio do Portal de Serviços do Denatran é mais seguro do que a versão impressa em papel moeda. Outra vantagem é a possibilidade de impressão a qualquer momento com uma possível emissão de segunda via”, finaliza.

Obtendo o documento digital

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play

  • Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo

  • Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.