MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, celebra 129 anos com programação variada

Eventos acontecem de sexta-feira a domingo com direito à música, oficinas e atrações culturais

Por Matheus Oliveira
18/10/18 - 16:57
Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, celebra 129 anos com programação variada Distrito de Lumiar é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O cantor e compositor Beto Guedes já dizia que “Acordar em Lumiar, levantar e fazer café Só pra sair caçar e pescar...”. O estilo de vida do distrito de Nova Friburgo, eternizada na canção dos anos 70, está em celebração.

Isso porque Lumiar comemora nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, 129 anos com uma festa que reúne uma programação variada, com músicas, oficina e atrações culturais. A festa começa nesta quinta-feira, 18, e vai até o próximo domingo, 21. O evento é organizado pela Associação de Moradores de Lumiar.

A presidente da Associação, Silvia Faltz, falou sobre os festejos do aniversário do distrito.

“Nossa sensação é de alegria por envolvermos toda a comunidade lumiarense nesses festejos e por uma boa causa. Teremos apresentações de cinema, tendas do Inea, projetos virtuais e estamos envolvendo toda a comunidade que confeccionarão ainda um bolo comunitário. Queremos fazer uma conscientização ambiental e ressaltar a nossa história. Viver em comunidade é assim, todos ajudam e participam”, declarou. Silvia ainda destacou que acontecerá um bingo que servirá para ajudar a entidade a comprar uma bomba para o lago, que está sob administração da Associação.

Confira a programação completa abaixo:

Distrito de Lumiar é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo.Distrito de Lumiar é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo. | Arte: Divulgação/Anderson Frez (Visite São Pedro e Lumiar)

Lumiar

O distrito de Lumiar foi fundado em 18 de outubro 1889 e até hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade de Nova Friburgo. O local fica a 35 km do Centro de Nova Friburgo. A região situa-se em área de Mata Atlântica e oferece diversas opções de lazer como o Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Toca da Onça e a Pedra Riscada. Além disso, o distrito proporciona aos moradores e turistas diversos locais para a prática de esportes radicais como canoagem, mountain bike e escalada.

Lumiar também se tornou referência na questão musical com diversos festivais de estilos variados como Jazz, Blues e Forró. Este estilo alternativo dos turistas sempre aproximou o distrito friburguense do Rock N’ Roll e trouxe festivais como o Siriema Rock Fest para a cidade.

Toda essa variedade se deve à música Lumiar, de Beto Guedes, que ajudou a projetar para todo o Brasil a maneira de se viver no distrito friburguense, impactando no turismo da região e transformando o local em referência cultural. Como afirma o professor e jornalista Maurício Sianes, morador de Lumiar:

“O distrito de Lumiar deve muito ao Beto Guedes por tornar o local conhecido. O distrito ficava abandonado e poucas pessoas conheciam. Antes da música, os hippies já vinham para Lumiar e uma dessas pessoas passou detalhes do local para o Beto Guedes”, revelou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.