Dia Mundial do Pão: Búzios se destaca por ter maior concentração de empresas de panificação no estado
De acordo com a Firjan, o balneário tem dez estabelecimentos para cada 10 mil habitantes
.jpg)
Você sabia que no dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão?
Seja o famoso pão francês ou rústico, bengala, filão, caseiro, de cereais, ciabatta, bisnaguinha, sírio, doce, australiano, de forma, italiano, integral...esse é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo.
Segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima-se que, em 2023, o segmento tenha atingido 479 mil trabalhadores formais por todo o país, um patamar histórico para o setor.
No Estado do Rio de Janeiro, ainda de acordo com a pesquisa, as cidades com maior concentração de empresas do ramo de panificação são Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e o município de Itatiaia, na Região Sul, ambas com dez estabelecimentos para cada 10 mil habitantes.
Para efeitos de comparação, na média nacional, são apenas três estabelecimentos de panificação para cada 10 mil habitantes.
O nosso estado registrou 41,4 mil empregados formais no setor em 2023, o que responde a 8,6% do mercado de trabalho nacional de panificação. Isso deixa o Rio atrás apenas de São Paulo (29,8%) e de Minas Gerais (14,6%).
O estudo da Firjan revelou também que existem 5,2 mil estabelecimentos formais do ramo espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, com a liderança da capital (1.857), seguida pelos municípios de Campos dos Goytacazes (217), Duque de Caxias (214), Niterói (192) e São Gonçalo (176).
Existem diversos tipos de pães, como o ciabatta | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Dia Mundial do Pão
Para homenagear essa iguaria tão variada e popular, o dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.
Por ser o alimento mais conhecido nos quatro cantos do mundo, o Dia do Pão veio para somar com esse sucesso. Mas havia um motivo especial por trás disso tudo: fazer com que o produto ganhasse ainda mais destaque e fosse coroado em uma data apenas para ele.
A história do pão é antiga. O alimento teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ele já foi considerado até um símbolo de poder.
Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto a essas massas que se tornaram conhecidos como 'comedores de pão'.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos 50 quilos de pão por ano. Isso porque o alimento é rico em nutrientes e é fonte de energia, pois traz bastante carboidrato, que é um ingrediente importante para a manutenção da saúde.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse alimento, que tal comer um pãozinho quentinho hoje?
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.