MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran dará início às vistorias em veículos nas ruas a partir de 8 de abril

Objetivo da medida é tornar o trânsito mais seguro no território fluminense

Por Redação Multiplix
03/04/19 - 15:11
Detran dará início às vistorias em veículos nas ruas a partir de 8 de abril Agentes do Detran passarão a fiscalizar veículos nas ruas do Rio de Janeiro | Foto: João Luccas Oliveira

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai iniciar, no dia 8 de abril, a Operação Detran Seguro. A ação vai atuar nas ruas, nos moldes da Operação Lei Seca, e possui o objetivo de tornar o trânsito no Rio de Janeiro mais seguro. Agentes do órgão, que vêm sendo requalificados desde janeiro, farão a verificação de equipamentos obrigatórios, além de orientar os motoristas. O órgão fiscalizador destaca que, desde janeiro, seus agentes estão passando por um processo de requalificação para padronizar as práticas de abordagem.

Os agentes seguirão protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual, extinta definitivamente pela Lei 8.269/18, que era feita nos postos.

“A vistoria veicular anual acabou. Mas precisamos manter os nossos agentes nas ruas fazendo a verificação dos itens obrigatórios para garantir segurança à população. As ações também vão atuar de forma preventiva. O objetivo é ter um trânsito cada vez mais seguro”, explica o presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves.

As ações serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema for sanado em prazo determinado. O veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.