MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Nova Friburgo cria bandeira roxa e muda regras de flexibilização durante pandemia

Novo decreto do Prefeito Renato Bravo foi publicado nesta sexta. Veja o que muda

Por Matheus Oliveira
24/07/20 - 12:43
Prefeitura de Nova Friburgo cria bandeira roxa e muda regras de flexibilização durante pandemia Prefeito Renato Bravo apresenta decreto com nova bandeira | Foto: Reprodução/Rede Sociais

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo (PP), divulgou nesta sexta-feira, dia 24 de julho, o novo decreto número 645 para a criação da bandeira roxa durante a pandemia de Covid-19 no município. O decreto já foi publicado no Diário Oficial.

Agora, segundo a prefeitura, a métrica será composta pelos índices de variação da ocupação dos leitos de UTI por Covid-19, a variação da ocupação dos leitos clínicos Adulto por SRAG (Covid-19), variação do número de óbitos por Covid-19 e a variação do número de casos e taxa de positividades confirmadas para Covid-19.

Em entrevista coletiva virtual na tarde desta sexta, o Comitê de Emergência em Saúde (COE), da Secretaria de Saúde, falou sobre os novos protocolos, orientações e definição dos métodos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas no município.

“As métricas vêm acompanhando a nota técnica editada pela Secretaria Extraordinária de Atenção do Governo do Estado do Rio. A gente verificou que esse documento atende tanto a aferição do sistema de saúde, quanto também a critérios epidemiológicos, que são eles que norteiam a condição do enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus. Essa métrica não é exclusivamente sobre a ocupação dos leitos de UTI, mas também a respeito do sistema de saúde, associado à avaliação dos critérios epidemiológicos pelo estado e pela nossa equipe técnica”, explicou secretário de Governo, Leonardo Penna.

O prefeito Renato Bravo falou sobre a ampliação dos leitos no Hospital Municipal Raul Sertã e sobre o Hospital de Campanha.

“O estado vai entrar com 10 leitos no Raul Sertã para o tratamento da Covid-19. Só temos condições de ampliar por causa das obras que foram feitas lá. Ainda temos que oficializar por meio de documentação e definir o que vai ser de responsabilidade do município e do estado. Também temos que ter a autorização do Ministério da Saúde e seguir as burocracias. Em relação ao Hospital de Campanha, torço muito para a efetivação porque é importante para a região”, explicou.

Vale lembrar que na última sexta, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo implantou a bandeira vermelha na cidade. A medida foi adotada diante da taxa média de ocupação dos leitos de CTI/UTI, que estava acima do que é permitida para a flexibilização e reabertura das atividades no município.

Entenda as principais diferenças entre a nova bandeira roxa e a vermelha:

Indústria

  • Nova bandeira roxa - funciona com a capacidade de até 50%.

  • Bandeira vermelha - funciona com até 65% da capacidade.

Atividades Comerciais

  • Nova bandeira roxa - restrito às atividades essenciais e dos segmentos autorizados.

  • Bandeira vermelha - funcionará de 12 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada um (um) funcionário, observando as medidas sanitárias.

Restaurantes, Bares e Lanchonetes

  • Nova bandeira roxa - Os Restaurantes e as Lanchonetes funcionarão de forma excepcional, com suas atividades executadas por meio das modalidades delivery e retirada no estabelecimento com o produto embalado, proibido o consumo no local. Os bares permanecem fechados.

  • Bandeira vermelha - Os restaurantes, bares, lanchonetes, estabelecimentos congêneres e similares devem funcionar de forma excepcional, com suas atividades restritas a 30% da sua capacidade instalada, no horário compreendido entre 07 horas e 21 horas, sendo vedada a permanência de clientes no interior do estabelecimento após o horário limite, bem como o consumo no local e/ou nas proximidades dos estabelecimentos, ficando autorizado, no entanto, o funcionamento nas modalidades delivery e retirada do produto embalado.

Visitações

A bandeira roxa proíbe atividades de visitação coletiva de cunho turístico ou cultural.

Academias

As academias, estúdios, centros de atividades físicas ou esportivas e atividades de “personal trainer”, segundo o decreto, vão poder retomar de forma gradativa e segura suas atividades a partir do dia 27 de julho de 2020.

  • Nova bandeira roxa - poderão funcionar com até 20% (vinte por cento) de sua capacidade instalada.

  • Bandeira vermelha – vão poder funcionar com até 40% (quarenta por cento) de sua capacidade instalada.

  • Bandeira laranja - poderão funcionar com até 60% (sessenta por cento) da sua capacidade instalada.

  • Bandeira amarela, poderão funcionar com até 80 % (oitenta por cento) da sua capacidade instalada.

– Atingindo a bandeira verde, as atividades poderão funcionar com a capacidade plena de capacidade instalada, respeitando, obrigatoriamente, o regramento sanitário.

Outros setores

O funcionamento dos estacionamentos e lava a jato em Nova Friburgo está autorizado a funcionar, independentemente da bandeira vigente.

A circulação do transporte coletivo público municipal deverá ser executada na integralidade de veículos, horários e itinerários das 5h às 21h. Já nos demais horários, a frota de veículos ficará restrita a 30% (trinta por cento) por itinerário.

Durante a vigência das bandeiras vermelha, laranja, amarela e verde as hospedagens, entrantes e/ou reservados, em quaisquer meios de hospedagem como hotéis, pousadas, motéis, plataformas digitais ou aplicativos estão autorizadas. Bares e restaurantes desses locais devem atender exclusivamente aos hóspedes.

Leia aqui a íntegra do decreto.

De acordo com o último boletim atualizado pela prefeitura na quinta-feira, Nova Friburgo já tem 940 casos confirmados e 58 mortes, desde o início da pandemia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.