MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo: inscrições abertas para o 8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental

Em 2019, o Fricine dará destaque ao humor como fórmula de desarmar medos e preconceitos

Por Redação Multiplix
18/06/19 - 15:16
Friburgo: inscrições abertas para o 8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental Festival busca estimular o grande público ao debate sobre os principais problemas socioambientais da atualidade | Foto: Divulgação/Fricine

Estão abertas as inscrições para o 8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Fricine 2019, que será realizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, de 13 a 17 de novembro. O festival tem como mote produções que enfoquem questões socioambientais, abordando problemas e soluções, utilizando o humor, em suas diversas formas – seja por meio de comédia, fábula, paródia, ou sátira, com perspectiva de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

“Nesta edição, o festival dará destaque ao humor, em suas mais diversas formas, por sua extraordinária capacidade crítica de nos desarmar de medos e preconceitos em busca de um mundo mais amoroso, saudável e justo para todos”, diz Pedro Cavalcanti, um dos organizadores do festival.

Segundo a produção do evento, os filmes devem se concentrar em um ou mais temas relacionados a: mudanças climáticas e aquecimento global, escassez de água, desmatamento, ou desertificação.

Serão premiadas obras audiovisuais nas categorias internacional, regional (abrangendo a Região Serrana fluminense) e web mini series voltadas para produções brasileiras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na internet até o dia 14 de julho pelo site do Fricine: www.fricine.com.br .

Sobre o festival

O festival, criado em 2006 por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, é pioneiro em seu gênero no estado do Rio de Janeiro e vem contribuindo para a educação, cultura e conscientização socioambiental em Nova Friburgo, assim como para a produção e a difusão audiovisual na região.

“O festival começou como Muri Cine Vídeo Ambiental, divulgando vídeos, ideias e ações que mostram o quanto as questões socioambientais estão intimamente ligadas às nossas vidas, e como elas são indissociáveis do nosso dia a dia. Então, optamos por seguir na contramão de interesses prioritariamente comerciais, e o maior prêmio do FriCine é franquear ao grande público o acesso ao debate sobre os principais problemas que o ser humano e seu ecossistema enfrentam na atualidade”, afirma Pedro.

Em suas sete edições, o FriCine exibiu mais de 430 filmes, promoveu 24 palestras e debates, 16 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; além de apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza. Segundo o site do festival, os eventos contaram com expressiva participação da população e repercutiram na mídia num universo de cerca de 4,5 milhões de pessoas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.