MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuvas volumosas causam inundações e estragos em cidades da Região Serrana

Municípios de Macuco, Cordeiro, Cantagalo e Sumidouro registraram ocorrências no final de semana

Por Redação Multiplix
02/03/20 - 10:28 | Atualizada em 02/03/20 - 12:19
Chuvas volumosas causam inundações e estragos em cidades da Região Serrana Chuvas volumosas aumentaram o nível do rio Macuco | Foto: João Pedro Calvelli/Prefeitura de Macuco

As chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio neste final de semana causaram estragos em várias cidades. Macuco, Cordeiro, Sumidouro, Cantagalo, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena foram algumas que tiveram problemas por causa das chuvas volumosa.

Neste domingo, 1º de março, o rio Quilombo que fica no distrito de Santa Rita, em Cantagalo, transbordou devido à chuva intensa que caiu no município.

Ainda no distrito de Santa Rita, um deslizamento de terra foi registrado nos fundos de uma residência. A equipe da Defesa Civil está no local. Ninguém ficou ferido.

Segundo a prefeitura, o nível do rio Negro, que deságua em Cantagalo, registrou aumento significativo. A precipitação acumulada, entre sábado e domingo, chegou a 70 milímetros na Sede.

Já em Cordeiro, o rio Macuco transbordou com as chuvas do final de semana. O curso d’água nasce em Duas Barras, dá nome a Macuco, passa por Cordeiro e deságua no rio Negro, em Cantagalo.

No trecho da cidade de Macuco, o rio Macuco não chegou a transbordar neste domingo, mas houve aumento do nível de água. A prefeitura diz que segue monitorando o local e outras áreas da cidade. Foram registrados pequenos deslizamentos de terra em estradas rurais, mas sem feridos.

Ainda no domingo, um trecho da RJ-148, que liga Nova Friburgo a Carmo, ficou interditado devido à chuva forte e o transbordamento do rio Paquequer. Os veículos tiveram que passar com atenção, até a rodovia ser liberada por completo, com o recuo das águas.

Em Trajano de Moraes, também na serra, a chuva forte que atingiu o município provocou a elevação das águas da Cachoeira das Neves, localizada em Visconde do Imbé. A Defesa Civil segue em alerta para novas ocorrências.

Entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda, a Defesa Civil e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Trajano de Moraes estiveram em vários pontos da cidade onde registraram ocorrências. As equipes estabeleceram os serviços prioritários e emergenciais nos locais mais afetados pelas chuvas.

“Tivemos quedas de barreiras, ruas alagadas e interditadas por causa do transbordo de rios, estradas com quedas de barreiras e de árvores, postes de iluminação caídos entre outros problemas. Estamos buscando atender a todos. A Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Guarda Municipal estão desde o dia de domingo atendendo aos chamados”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.

A Defesa Civil de Santa Maria Madalena registou, neste domingo, ocorrências como quedas de árvores, obstrução de vias, deslizamentos de terra por causa da forte ventania e rompimentos de cabos de energia elétrica.

“As equipes da Defesa Civil do município e da companhia de energia elétrica estão, no momento, trabalhando para normalizar as circunstâncias”, explicou Manon Perdomo, engenheiro florestal da Defesa Civil.

A reportagem está em contato com as defesas civis dos municípios afetados e trará novas informações ao longo do dia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.