MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chás, bebidas alcoólicas, injeção de vitamina: as fake news sobre o coronavírus

Informações erradas acabam gerando mais pânico na população e atrapalham na prevenção da doença

Por Isadora Jaron
28/02/20 - 14:31
Chás, bebidas alcoólicas, injeção de vitamina: as fake news sobre o coronavírus Compartilhar fake news nas redes sociais atrapalha na prevenção da doença | Foto: Banco de imagem

Desde o início do novo coronavírus, milhares de notícias falsas começaram a ser compartilhadas. A disseminação das chamadas fake news que circulam na internet tem causado pânico e muitos comentários sobre as notícias que saem em relação ao novo vírus, nos veículos de comunicação.

De acordo com o Ministério da Saúde, são fotos, vídeos e textos que falam sobre recomendações erradas para poder prevenir o covid-19, como, por exemplo, fazer gargarejo com água quente, injetar vitamina D, pegar sol e beber uísque.

No site do Ministério da Saúde, uma série de fake news podem ser encontradas. Uma delas diz que a China cancelou todos os embarques de produtos por navio.

“O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para Brasil tragam o novo coronavírus. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal”, diz.

Os chás, de camomila, erva-doce, abacate com hortelã, entre outros não previnem o coronavírus, assim como nenhum médico tailandês cura em 48 horas a doença. “Não há medicamento, substância, alimento específico, vitaminas ou vacina que possa prevenir o covid-19”, destaca.

O uso de bebidas alcoólicas também faz parte das notícias falsas. Segundo o Ministério da Saúde, mistura de uísque com mel não ajuda na prevenção.

A pasta divulgou um número de celular de combate a fake news, onde a população pode fazer perguntas e tirar as dúvidas em relação ao novo coronavírus. Basta adicionar o número no aplicativo de conversas: (61) 99289-4640.

O que recomenda o Ministério da Saúde?

  • Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete, por pelo menos 20 segundos
  • Usar desinfetantes para as mãos à base de álcool, quando não puder lavá-las
  • Evitar contato com pessoas doentes
  • Não tocar em nariz, olhos e boca com as mãos sujas
  • Ficar em casa quando estiver doente
  • Limpar e desinfetar superfície e objetos tocados com frequência
  • Manter ambientes bem ventilados
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.