MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'V Festival Odoya' vai celebrar cultura e tradição da população negra em Búzios

Evento começa nesta sexta-feira, dia 2, Dia de Iemanjá; confira a programação

Por Rômullo Espíndola
30/01/24 - 14:34 | Atualizada em 01/02/24 - 11:46
'V Festival Odoya' vai celebrar cultura e tradição da população negra em Búzios Evento busca resgatar e fomentar a cultura tradicional de matriz africana | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Um tradicional evento volta a ser realizado em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nos próximos dias. É o 'V Festival Odoya', uma celebração que ocorrerá nos bairros Rasa e Ossos, de sexta-feira, 2, até a próxima segunda, dia 5.

De acordo com o governo municipal, o festival é realizado por 'Filhos de Ase Cantinho da Vovó Maria Conga - Etemy Sirlei d’Iemanja' e conta com o apoio da prefeitura para a realização em um período que marca a cultura e as tradições africanas em solo brasileiro.

Desde 2004, o evento tem sido um veículo para promover ações afirmativas voltadas à população negra do balneário. Segundo a organização, o nome ‘Búzios’ ganha significado como ‘Os olhos da ancestralidade’, ressaltando a importância do festival para retratar as relações étnico-raciais.

Festival terá corte para Iemanjá no sábado, dia 3Festival terá corte para Iemanjá no sábado, dia 3 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Considerando Iemanjá como a Senhora das Águas, o festival busca resgatar e fomentar a cultura tradicional de matriz africana, reconectando com raízes em famílias negras e quilombolas, grupo que se faz presente na cidade e tem grande importância para todo o país.

Confira a programação:

Sexta, 2: Praça Quilombola da Rasa – Mercado do Pescador

  • Abertura oficial às 14h;

  • Apresentações culturais;

  • Roda de conversa, com o tema: ‘Garantia de Direito das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas’;

  • Homenagens.

Sábado, 3: Praia do Pescador da Rasa – Praça Quilombola

  • Cortejo para Iemanjá às 5h30;

  • Café da manhã de Asé.

Domingo, 4: Praça dos Ossos – das 14h até 20h

  • Feira de Artes Odoya – Rede de Empreendimento Delas;

  • Participação no 1º Cruzeiro Afro Central – MSC.

Segunda, 5: Praça dos Ossos – das 14h até 20h

  • Feira de Artes Odoya – Rede de Empreendimento Delas;

  • Noite Black Buziana – Aos Sons das Águas às 18h.

Festa também em Manguinhos

Festa para Iemanjá em BúziosFesta para Iemanjá em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

A XV Festa de Iemanjá e o Projeto Semana do Axé em Búzios propõem levar o conhecimento e respeito das múltiplas denominações religiosas existentes para a comunidade da cidade, do país e do mundo

Realizado pelo Terreiro Kwê Cejà Obafu Nidan e com apoio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, a Semana do Axé será comemorada a partir desta quinta-feira, 1º, no Espaço Cultural Zanine, e se estenderá até sábado, 3, com a tradicional entrega de presentes à Iemanjá na Praia de Manguinhos.

Programação do evento:

Quinta-feira, 1º

  • Exibição do documentário 'Meu tempo é agora' – 100 anos do Terreiro IIê Axé Opô Afonjá, no Espaço Zanine, às 16h;

  • Lançamento de livro 'O sagrado e o profano', de Nilma Accioli - professora doutora em história pela Uerj, no Espaço Zanine, às 18h.

Sexta, 2

  • Abertura da exposição 'Barcos' – Artistas da região, no Espaço Zanine, às 18h.

Sábado, 3

  • Orô interno: 'Momento Reflexaão, no Terreiro Kwê Cejà Obafu Nidan';

  • XV Festa de Iemanjá, às 15h, no pier;

  • Projeto 'Candomblé e saúde' – Praia de Manguinhos.

Combate à Intolerância Religiosa

No Brasil, no dia 21 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

A escolha da data é em homenagem à Mãe Gilda, fundadora do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador (BA), que sofreu diversos episódios de difamação e intolerância.

Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que em 2023, em todo o Estado do Rio de Janeiro, 34 vítimas de 'ultraje a culto religioso' procuraram uma delegacia de polícia para registrar o crime.

No total, as delegacias da Secretaria de Polícia Civil tiveram aproximadamente 3 mil crimes que podem estar relacionados à intolerância religiosa. O ato é determinado pela ridicularização pública, impedimento ou perturbação de cerimônia religiosa.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.