Usina Viva comemora aniversário de Nova Friburgo com festival de cinema, teatro e oficinas
Confira a programação com os dias e horários de todos os eventos
A Usina Cultural Energisa vai comemorar o aniversário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, com a mostra de cinema '#friburgoé filme', peças de teatro e oficinas teatrais gratuitas para o público.
No dia do aniversário, 16, quinta-feira, e na sexta, 17, o evento Usina Viva vai exibir filmes de longa-metragem que têm a cidade como cenário e curtas dirigidos por moradores.
Um dos filmes em destaque será 'Memórias de um cineasta', de Roberto Farias, na quinta, a partir das 19h. A filha e diretora Marise Farias vai conversar com o público sobre a produção da obra.
Na sexta, 17, às 19h, o diretor Fábio Meira faz um bate-papo com o público sobre a gravação do longa 'Tia Virgínia'. O diretor vai falar sobre a escolha de Nova Friburgo como cenário para o filme e os bons resultados da obra no Festival de Gramado.
A entrada do evento será gratuita, mas será necessário retirar uma senha 30 minutos antes do horário para assistir aos filmes.
Filme: Roberto Farias, Memórias de um Cineasta | Foto: Divulgação/Usina Viva
Segundo a curadoria do evento, o legado de Roberto e a participação de Friburgo nessas produções de filmes demonstram mais uma vocação da cidade:
Nos últimos anos, foram filmadas seis obras na cidade e queremos que o público, sobretudo quem trabalhou nos filmes, possa ter contato com essas obras.
Programação da mostra #friburgoéfilme
Curta-metragem
Quinta-feira, 16, às 16h30
Em busca de Omegatrone - Sinopse: Quando Davi, um menino viciado em jogos eletrônicos, fica sem energia elétrica, sua avó apresenta a ele um livro. Ele descobre que o distante mundo de Ákiron corre perigo. Roteiro/ Direção: Ilson Junior. Tempo: 34 minutos. Classificação: Livre.
A re-volta do Rei João - Sinopse: Após a Prefeitura do Rio de Janeiro determinar que todos os filmes deveriam falar dos 200 anos da chegada da família real, os cineastas se organizaram numa grande manifestação. O ato mexeu com o tempo e trouxe o próprio Rei João e Carlota Joaquina de volta. Direção: Guilherme Whitaker. Tempo: 16 minutos. Classificação: 16 anos.
Parada de um caminho a caminho do céu, 1981 - Sinopse: Um passeio sobre a memória dos espaços de Nova Friburgo e daqueles que o habitaram. Direção: Sérgio Madureira. Tempo: 15 minutos. Classificação: livre.
Cahsman - Sinopse: Um dia acordou e o mundo girava como uma caça-níqueis. Direção: Tiago Vianna, Mariana Miranda & Gustavo Berocan. Tempo: 10 minutos e 10 segundos. Classificação: livre.
Longa-metragem
Quinta-feira, 16, às 11h
- Unicórnio – Sinopse: O pai de Maria sai de casa. Ela e a mãe voltam à rotina, esperando que ele regresse. Porém, o destino das duas se cruza com um criador de cabras que vive na região e elas se entregam aos seus desejos. Diretor: Eduardo Nunes. Elenco: Patrícia Pillar, Barbara Luz, Zé Carlos Machado e Lee Taylor. Tempo: 122 minutos. Classificação: 10 anos. (com acessibilidade – audiodescrição)
Quinta-feira, 16, às 14h
- Macabro - Sinopse: Na década de 90, dois irmãos são acusados de assassinarem oito mulheres, um homem e uma criança de forma brutal na região da Serra dos Órgãos. Na cola dos suspeitos, o sargento Téo percebe que o julgamento da imprensa, polícia e sociedade local é fundamentalmente racista, e começa a ter dúvidas sobre a condenação de um deles. Diretor: Marcos Prado. Tempo: 97 minutos. Classificação: 16 anos.
Quinta-Feira, 16, às 19h
- Roberto Farias, memórias de um cineasta - Sinopse: Marise Farias, filha do cineasta Roberto Farias, revela um retrato intimista da paixão do pai pelo cinema, desde sua infância até sua defesa política, econômica e cultural dos filmes brasileiros. Direção: Marise Farias. Tempo: 92 minutos. Classificação: 14 anos.
Sexta-feira, 17, às 15h
- Missão Cupido - Sinopse: Miguel é o anjo da guarda que foi designado para cuidar de Rita. Sem ligar para as palavras, ele profetizou que a moça jamais encontrará um amor, colocando-a em risco. Dirigido por: Rodrigo Bitencourt. Elenco: Agatha Moreira, Lucas Salles e Isabella Santoni. Tempo: 94 minutos. Classificação: 14 anos.
Sexta-feira, 17, às 15h
- O Jardim secreto de Mariana - Sinopse: Cinco anos após a separação, João tenta convencer Mariana de que o relacionamento não deveria ter acabado. Quando se reencontram, sentimentos do passado vêm à tona. Direção: Sérgio Rezende. Elenco: Andrea Horta, Paulo Gorgulho, Gustavo Vaz. Tempo: 90 minutos. Classificação: 16 anos.
Sexta-feira, 17, às 19h30
- Tia Virgínia - Sinopse: Virgínia não se casou nem teve filhos. Aos 70 anos, ela é convencida pelas irmãs a se mudar de cidade para cuidar dos pais. Acompanhamos um único dia de sua vida: quando ela se prepara para receber as irmãs, Vanda e Valquíria, para celebrar o Natal. Direção: Fábio Meira, com os atores: Vera Holtz, Arlete Salles, Antônio Pitanga e Louise Cardoso. Tempo: 98 minutos. Classificação: Livre.
Além de sessões visuais, o público com deficiência terá sessões com áudio descrição. A legenda foi feita em parceria com Associação Friburguense de Integração dos Deficientes Visuais.
Sábado, 18, às 19h
- Peça de teatro - Imbróglia, Sinopse: Na história, as duas palhaças, pastilha e Paula Laura enfrentam o desafio de encontrar a definição da palavra mulher e encenam papéis que estão no imaginário social.
Domingo, 26, às 18h
- Peça de teatro - Ninguém sabe meu Nome. Sinopse: Com humor, a atriz leva os expectadores a pensar sobre a responsabilidade que tem em reparar a dívida histórica com a população negra.
Domingo, 26, das 10h às 13h
- Oficina - Meu Corpo Preto: Ação e Emoção. Sinopse: Voltada para jovens negros, a oficina incentiva a busca por novas formas de expressão e rompe com a objetificação de corpos pretos e transforma isso em ferramenta de linguagem teatral.
Interessados podem fazer a inscrição neste link, na bio do Instagram @usinaviva ou pelo email usina.viva.23@gmail.com.br.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!