MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Usina Cultural de Nova Friburgo celebra 20 anos de atividades

Neste 9 de junho, a cidade serrana recebe uma programação especial com "Belinha e sua malinha" em festa online

Por Redação Multiplix
08/06/21 - 11:51
Usina Cultural de Nova Friburgo celebra 20 anos de atividades Usina Cultural fica em imóvel histórico próximo à praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Regina Lo Bianco

Em 9 de junho de 2001, o antigo prédio que abrigou por anos a sede administrativa da Cia. de Eletricidade de Nova Friburgo, na esquina da rua Dante Laginestra com a praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo, abria suas portas para a cultura com a inauguração da Usina Cultural Energisa, nova concessionária de energia elétrica da cidade.

Estima-se que estiveram no local nestes 20 anos cerca de 250 mil pessoas, entre artistas, colaboradores e público.

No dia 9 de junho, a artista "Belinha e sua malinha" estará online às 10 horas pelo canal no YouTube da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que é a gestora do espaço, animando uma festa com direito à contação de história surpresa em comemoração às inúmeras atividades que foram oferecidas durante esse período, sempre com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais e incentivar produtores da economia criativa: música, teatro, circo, dança, audiovisual, oficinas, encontros, reuniões e muito mais.

A convite da coordenação do espaço, neste mês de junho quatro grupos teatrais da cidade apresentarão trabalhos online no canal do YouTube da FCOJB e estarão disponíveis nas páginas do Facebook da Usina Cultural e da Fundação, conforme programação. Outras surpresas estão sendo preparadas para o mês e a partir de julho serão oferecidas oficinas gratuitas.

Nos dias 10, 17 e 24/06, com sessões às 16h e às 20h, - o filme "Os invisíveis", produção da Companhia Arteira, será apresentado. O documentário flerta com alguns elementos ficcionais, já que parte de relatos colhidos de sobreviventes das chuvas de 2011, que destruíram grande parte da cidade de Nova Friburgo e que são revistos e revividos pelos atores. O misto de ficcionalidade e realidade se conflitam conceitualmente, porém as falas, as histórias, os dramas vividos naqueles dias ganham um outro corpo e outra voz, ressoando novamente depois de exatos 10 anos do incidente.

Dia 16, às 20h, o espetáculo "Caleidoscópio Urbano" com a Trupe Teatral Cômicos Anônimos apresenta diversas faces de uma cidade com observações críticas, mas suaves e, por alguns momentos, românticas. Assim como um caleidoscópio ao ser girado, tudo se mistura e as histórias propõem ao público uma reflexão.

No dia 23, às 20h, é a vez de "A aposta", com o grupo Teatro Expressão. A peça, passada na Rússia em 14 de novembro de 1870, farseia entre o realismo e o absurdo dando a impressão da opressão na época por temas religiosos e políticos que marcaram o mundo.

No dia 30, às 20h, a programação apresentará um videodocumentário, intitulado com “Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas, que traz depoimentos de fundadores do grupo contando a sua trajetória no cenário cultural de Nova Friburgo.

Sob a coordenação de Elizabeth Maldonado e do coordenador técnico Philipe Oliveira, um levantamento das atividades durante esses 20 anos mostra que foram 504 shows, 485 peças teatrais, 574 exposições, 82 oficinas de capacitação e formação, e público estimado em torno de 238.405, sem contabilizar os projetos “Super Estação de Energia – educação ambiental (2002 a 2006), 1º Cine Amor - Festival de Cinema (2010), e Sinergia (itinerante, em 2011 e 2012), que aconteceram também em outros espaços além da Usina Cultural.

A Usina já chegou a ter programação cultural diariamente, de terça-feira a sábado, com ingressos a preços populares.

Além da programação especial, o espaço oferece a exposição virtual “Recantos e encantos de Salinas”, da fotógrafa Regina Lo Bianco, até dia 30 de junho pela galeria virtual (360 graus) - www.fundacaoormeo.org.br.

Mais informações e contato: https://www.facebook.com/usinaculturalfriburgo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.