MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uma avalanche de emoções! Confira as dicas de eventos para o seu fim de semana em casa

Chico César, Guinga, Drummond, cinema fantástico, literatura, teatro, museus e exposições, arte que transforma e faz a vida ainda mais emocionante

Por David Massena
16/04/21 - 11:23
Uma avalanche de emoções! Confira as dicas de eventos para o seu fim de semana em casa Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, do Duo Gisbranco, ladeando Chico César | Foto: Camilla Guimarães

Parece que estamos há séculos dentro de casa, não é mesmo? Mas para que as medidas sejam efetivas no combate ao novo coronavírus, não adianta trabalhar de casa e ir a uma festa no fim de semana. Nem se descuidar de coisas tão simples como o uso de álcool em gel, o distanciamento social e as máscaras, que são obrigatórias.

Eu sei que não é fácil. Todos nós sabemos. Mas aproveite a oportunidade para fazer atividades que geralmente são pagas, difíceis de acessar – ou exigem passar horas nas filas ou de viagem para, enfim, poder conhecer.

Para você, sua família e seus amigos ficarem em casa, sem aglomeração, o Portal Multiplix montou uma agenda de atrações, preparada especialmente para o seu fim de semana, sem tédio e cheio de arte e cultura. Chega mais.

O Duo Gisbranco, formado pelas pianistas e compositoras Bianca Gismonti (Sim! É a filha do nosso querido Egberto Gismonti) e Claudia Castelo Branco, lança seu quinto trabalho ‘Pássaros – ao vivo”. São seis poemas de Chico César musicados, três músicas com arranjos inéditos para canções do compositor, um arranjo de música e uma música com sua participação. Chico César é um dos maiores compositores da atualidade dedicado a uma poesia genuinamente brasileira. Essa mistura de dois pianos com a vibrante poesia de Chico é algo singular e fascinante. ‘Pássaros –ao vivo’ foi lançado através da Lei Aldir Blanc. Ouça aqui “Pássaros ao Vivo”. Para acessar todas as plataformas, clique aqui. Já o show completo é neste link.

O Poemúsica, Festival de Bolso da Música Brasileira, está disponível na internet. Todas as terças e sextas, saem vídeos seguidos de entrevista. Essa semana o Festival contou com a apresentação de Paulo Sabino interpretando Carlos Drummond de Andrade na última terça-feira, e nesta sexta-feira , 16, tem show de Guinga. O projeto tem foco principal nas apresentações em formato intimista (voz e instrumento, em formato solo ou de duo), de nomes com relevância histórica, que contribuíram para que o Brasil e, mais especificamente o Rio de Janeiro, através da bossa nova, entrassem no mapa da música mundial. Para conferir, acesse o link.

A 11ª edição do “Cinefantasy — Festival Internacional de Cinema Fantástico”, começa nesta sexta, 16, na plataforma Belas Artes à La Carte. São mais de 150 filmes nacionais e internacionais de 70 países, com 15 mostras competitivas. O homenageado a edição é o cineasta Neville D’Almeida que completa 80 anos em maio e permanece como um dos mais inventivos mitos do cinema nacional. Quer saber mais? Acesse.

O Sesc RJ realiza, durante o mês de abril, a 2ª edição do “Fórum Inclusivo — Conversando sobre práticas educativas”. As lives vão falar sobre a questão da inclusão escolar sobre diversos aspectos, como o brincar, a parceria escola e família, a importância das ONGs e os obstáculos na aprendizagem. Informações no site.

Nos dias 16 e 17, sexta e sábado, ocorrerá o Festival Alívio Cor e Voz. O evento tem o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Voz e os sete anos da escola de educação vocal e musical "Cor e Voz". A transmissão da programação musical será realizada por meio do Instagram.

A série #EmCasaComSesc lançada no ano passado continua em 2021. A programação ocorre na sexta-feira,16, às 19h, com show de Maria Luiza Jobim e no sábado, 17, às 19h, com Almério, acompanhado de Juliano Holanda e Roger Victor, por meio do canal oficial do Sesc no YouTube e no Instagram.

A companhia Destroiados apresenta, de forma virtual, o espetáculo teatral “Bumba Meu Mito”, no dia 17, às 18h. A peça, que mostra a transformação do Minotauro em Boi Bumbá, é um dos vencedores do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ). A apresentação será seguida por uma roda de conversa. A transmissão acontece através do link.

A criançada também tem opções para o fim de semana! As músicas de Bita e o Nosso Mundo 2, lançadas mensalmente em 2020, serão reunidas pela primeira vez, na plataforma do Spotify. Canções como “Todo Mundo Chora”, “Hora de Tomar Vacina” e “O Amor da Adoção” (em parceria com Milton Nascimento), vão ficar disponíveis em um só álbum, no serviço de streaming de áudio a partir do próximo dia 17, para a alegria da criançada.

No fim de semana, de sexta a domingo, às 16h, ocorrerão os shows do musical infantil Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil. Paulo Bira (violão, voz, direção musical), Kennya Macedo (voz), Simone Julian (flauta, sax, voz), Edu Diegues (baixo) e Guegué Medeiros (bateria) irão apresentar músicas curiosas, lúdicas e divertidas sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção. Não é bacana? A transmissão será realizada por meio do YouTube.

Ainda para os pequenos, está de volta, a partir de 18 de abril, às 16h, com apresentação do espetáculo “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”, o projeto Diversão em Cena. Com direção de Diego Morais e roteiro de Pedro Henrique Lopes, o programa vai reunir trechos pré-gravados do musical infantil e quadros inéditos para toda a família. A live vai ser exibida na página do Facebook e pelo canal no YouTube da Fundação ArcelorMittal.

No dia 18 de abril de 1882 nascia, no interior de São Paulo, na cidade de Taubaté, José Bento Renato Monteiro Lobato, nosso grande escritor Monteiro Lobato. E, por sua importância, no dia do seu aniversário se comemora do Dia Nacional do Livro Infantil, considerado também o Dia de Monteiro Lobato. Para amplificar a data, será feita uma homenagem dos alunos do Programa Orquestra nas Escolas com apresentação online da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, no domingo, dia 18 de abril, às 11 horas, pelo canal da ONE. Sob a regência de Vinícius Louzada, 23 músicos interpretam a canção Sítio do Picapau Amarelo, composição de Gilberto Gil que apresentou na TV a obra mais celebre de Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo.

O Abril Literário do SESC RJ ganha programação especial em comemoração ao mês da leitura! Em Nova Friburgo tem live “O livro Mágico” com narrativas de histórias inspiradas nas poesias da escritora Maria Mazetti. No domingo, 18, às 15h, pelo Instagram do Sesc Nova Friburgo.

Museus do mundo todo estão fechados para evitar a concentração de pessoas. O jeito é conferir o acervo de dentro de casa. E nem precisa ir até Paris para conhecer o Louvre. Ele e outros 2500 museus e galerias disponibilizaram acervo, tour e exibições digitais para quem está de quarentena. E não estamos falando apenas de exibições de arte. A NASA, por exemplo, possui um tour virtual gratuito pelos centros de pesquisa da agência com informações educativas sobre o espaço. Você pode visitar, totalmente online, os museus mais famosos do mundo, sem pagar nada, na plataforma Google Arts & Culture. Tem Museu do Louvre (Paris), MoMA — The Museum of Modern Art (NY), o Museu Nacional de História Natural (NY) e por aí vai.

Na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, que dá início às celebrações dos 20 anos do espaço, a exposição virtual “Água viva”, da artista visual Rose Aguiar é o destaque até o dia 15 de maio, com uma série composta por 10 imagens. Para navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta acessar o link da exposição.

E para fechar com chave de ouro, a Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, exibe virtualmente uma exposição em homenagem ao saudoso artista e fotógrafo friburguense, Osmar Castro, morto em janeiro de 2021. Saiba mais clicando aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.