MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis terá programação especial durante a 21ª Semana Nacional de Museus

Exposições, contação de histórias e exibição de documentários farão parte do evento

Por Kessia Coutinho
15/05/23 - 12:14
Teresópolis recebe programação especial nesta 21ª Semana Nacional de Museus Casa da Memória Arthur Dalmasso vai receber a 21ª Semana Nacional de Museus | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, terá uma programação especial pela 21ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-estar'.

O evento começa a partir das 10h desta terça-feira, dia 16, e contará com uma variedade de atividades, como exposições, contação de histórias, sarau e exibição de documentários.

De acordo com a prefeitura, o lema na cidade será 'Patrimônio Terê - Conhecer hoje para preservar; preservar para que o amanhã possa conhecer'.

Toda a programação será gratuita e vai acontecer na Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Várzea.

A programação em Teresópolis segue até sexta-feira, dia 19, com o Projeto CineClube, que exibirá documentários sobre patrimônio.

Programação completa

Terça-feira, 16/ Sexta-feira, 19

  • 10h às 17h: Exposição

Quarta-feira, 17

  • 14h às 15h30: Contação de histórias com Cláudia Coelho, do projeto ‘Cantando e Contando as Lendas do Mirante da Granja Guarani’

  • 19h: Sarau com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla) e palestra sobre o ‘Valor do Patrimônio Cultural’ com o historiador Artur Esteves

Sexta-feira, 19

  • 19h: Projeto CineClube com exibição dos documentários ‘Casa de Chico Mendes’ e ‘Caboclos da Liberdade’, sobre patrimônio

A Casa da Memória Arthur Dalmasso fica localizada na praça Baltasar da Silveira, 91, na Várzea.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para comemorar o Dia Internacional de Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

O evento tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade.

O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e o Ministério da Cultura são parceiros dessa ação.

A escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e, neste ano, tem o intuito de lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.

Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários, tornando-se assim importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de 'bem-viver'.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.