MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis terá mais dois dias de descanso neste feriado prolongado para celebrar o padroeiro

Município vai contar com programações religiosas e culturais na segunda, 12, e na terça, 13; confira

Por Kessia Coutinho
09/06/23 - 10:17
Teresópolis terá mais dois dias de descanso neste feriado prolongado para celebrar o padroeiro Até terça-feira, 13, a comunidade católica de Teresópolis celebra Santo Antônio, padroeiro do município | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O feriado de Corpus Christi passou, e muita gente voltou a trabalhar, mas os teresopolitanos terão uns dias a mais para curtir.

Isso porque, na próxima segunda, 12, e terça-feira, 13, serão - respectivamente - ponto facultativo e feriado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, em virtude do dia de Santo Antônio, padroeiro do município.

Com o feriado, alguns setores da cidade vão estender a folga, e em outros, o funcionamento será parcial ou normal.

Além das atrações turísticas, Teresópolis vai receber programações religiosas em homenagem ao santo.

Programação Religiosa

A Paróquia Santo Antônio de Paquequer montou uma programação especial de celebração.

A 'Trezena de Santo Antônio' teve início no último dia 31 de maio e se estende até a próxima terça-feira, 13, dia do padroeiro.

Nesta sexta-feira, 9, acontece, às 19h, a Santa Missa, com o tema 'Maria e o Espírito Santo', ministrada pelo padre Rafael Soares, além da noite de petiscos após a celebração.

Já no sábado, 10, a partir das 19h, ocorrerá a Santa Missa, com o tema 'Maria, modelo de entrega total', celebrada pelo Pe. Leonardo João da Silva. Após a missa, vai acontecer a venda de caldos na cantina.

No domingo, 11, a partir das 15h, acontece a tarde de prêmios e, às 19h, a Santa Missa, com o tema 'Magnificat: o cântico de Maria', com o padre Ernande Nascimento.

Na segunda-feira, 12, a Santa Missa está marcada para as 19h, com o tema 'A vocação de Santo Antônio', ministrada pelo padre Jorge Luiz Pacheco. Após a celebração, ocorrerá a 'Noite de pizzas', com música ao vivo.

Na terça-feira, 13, dia de Santo Antônio, a programação será realizada ao longo do dia, com Santa Missa às 8h30 e às 11h. Também será realizado um almoço a partir das 12h, e a 'Missa dos Enfermos' às 15h.

Às 16h, será realizada a apresentação de festa junina das crianças da catequese e, às 19h, a procissão seguida de missa.

A igreja fica na avenida Oliveira Botelho, nº 620, no Alto.

Programação Turística

A Feirarte, popular Feirinha do Alto, funcionará até domingo, dia 11, das 9h às 18h, com seus estandes de moda e artesanato e praça de alimentação.

No Horto Municipal de Teresópolis Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas, a visitação seguirá direto até o dia 14 de junho, das 8h às 16h, com entrada franca.

Horto Municipal vai funcionar normalmente durante o feriado, das 8h às 16h, com entrada francaHorto Municipal vai funcionar normalmente durante o feriado, das 8h às 16h, com entrada franca | Foto: Divulgação/Bruno Nepomuceno (Prefeitura de Teresópolis)

As sedes Pedra da Tartaruga e Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis funcionam direto, das 8h às 16h, com entrada gratuita.

Funcionamento normal

O atendimento médico de urgência seguirá normal durante todo o recesso na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, e no Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, que funcionam com plantão de 24 horas.

A coleta de lixo domiciliar seguirá normal, de acordo com os dias de atendimento em cada bairro.

Os órgãos como Defesa Civil e Guarda Civil Municipal mantêm escala de plantão 24 horas.

A Casa de Cultura Adolpho Bloch e Casa da Memória Arthur Dalmasso estarão abertas para visitação até domingo, dia 11, das 10h às 17h.

O que não funciona

Prefeitura de Teresópolis voltará com atendimento normal somente quarta-feira, 14Prefeitura de Teresópolis voltará com atendimento normal somente quarta-feira, 14 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A prefeitura e os centros administrativos retomam o atendimento ao público apenas no dia 14, quarta-feira, em seus horários normais.

As Unidades de Saúde da Família (USF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também só voltam com o atendimento na quarta-feira, 14, assim como as creches, escolas e centros municipais de educação infantil.

A Casa de Cultura Adolpho Bloch e a Casa da Memória Arthur Dalmasso não terão aulas, voltando com o expediente no horário normal também na quarta-feira, 14.

Santo Antônio

Um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro".

Ele foi, inicialmente, frade agostiniano, grande estudioso e pregador. Mais tarde, entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana) em 1220.

Ficou muito conhecido pela vida simples, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195, e morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho do ano de 1231.

Igreja em homenagem ao santo no bairro Alto, em TeresópolisIgreja em homenagem ao santo no bairro Alto, em Teresópolis | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A relação do santo com Teresópolis surge desde o surgimento de um pequeno povoado na cidade, que era chamado de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer.

A primeira igreja matriz da freguesia foi criada em 1855, e, em 1934, foi construída, pela família Sloper, em estilo nórdico, uma nova igreja dedicada ao Santo Antônio, na avenida principal do bairro.

Com o crescimento dos devotos, foi feita uma adequação do templo, até chegar aos dias de hoje.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.